UEMA anuncia reajuste nas bolsas de pesquisa

ppgimgvl19

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, alterou os valores de Bolsas de Apoio Técnico Institucional – BATI (níveis superior e mestrado), Bolsas do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, e, também, as de Mestrado e Doutorado, objetivando incentivar as atividades relacionadas à pesquisa na Instituição.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche, destacou que o reajuste terá um impacto importante sobre as atividades. “É necessária uma remuneração justa para aqueles que inovam e buscam melhorias para a nossa sociedade por meio da ciência. A UEMA, então, reitera seu compromisso com o desenvolvimento da pesquisa dentro da Instituição reajustando os valores das bolsas de iniciação científica, de mestrado e doutorado e de apoio técnico, nos moldes ocorridos no governo federal no mês de março. Nosso compromisso é o de equiparação das nossas bolsas aos valores pagos pelo governo federal”, disse ele.

Sendo assim, a Bolsa PIBIC passa a ser R$ 700,00; a Bolsa BATI II (nível superior) passa a ser R$ 1.500,00; a Bolsa BATI I (nível mestrado) passa a ser R$ 2.250,00; Bolsa de Mestrado, R$ 2.100; e Bolsa de Doutorado, R$ 3.100,00. Os novos valores entram em vigor a partir do mês de junho deste ano.

Cheche ressaltou, ainda, que a maior valorização dos alunos de pós-graduação incentiva e ajuda a aumentar o interesse dos estudantes pela pesquisa. “Alunos com bolsas são fundamentais para a melhoria e expansão da ciência”, afirmou.

Além do incentivo à pesquisa, o aumento dos investimentos vem acompanhado da constante melhoria da qualidade dos cursos de mestrado e doutorado da Instituição, reafirmando a política de consolidação da pós-graduação na UEMA adotada pela PPG.

Na última avaliação quadrienal da CAPES, sete programas elevaram seus conceitos. São eles: Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (Curso de mestrado e doutorado) –conceito 5; Programa de Pós-graduação em História (Curso de mestrado e doutorado) –conceito 5; Programa de Pós-graduação em rede Bionorte (Curso de doutorado) conceito 5; Programa de Pós-graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (curso de mestrado) –conceito 4; Programa de Pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (Curso de mestrado) –conceito 4; Programa de Pós-graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (Curso de mestrado) –conceito 4; Programa de Pós-graduação em Letras (Curso de mestrado) –conceito para 4.

Para mais informações sobre os reajustes acesse as Resoluções AQUI.