Editais Abertos Agências de Fomento

Agências de Fomento à Pesquisa

As agências de fomento têm como objeto social a concessão de financiamento de capital fixo e de giro associado a projetos na Unidade da Federação onde tenham sede”. Geralmente são órgãos governamentais que financiam as pesquisas cientificas e tecnológicas, que visam o desenvolvimento do país (através de auxílios para compra de equipamentos e material de consumo, ou bolsas para alunos em diversos níveis de formação).

FAPEMA

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi instituída pela Lei Complementar n° 060, de 31 de janeiro de 2003. Seu objetivo é promover o desenvolvimento humano por meio de pesquisa cientifica e de inovação tecnológica, atendendo as demandas do setor produtivo e da sociedade em geral.

Por meio de sua atuação a fundação contribui para a formação e fixação de talentos humanos, com ações que resultem no fortalecimento da ciência e de suas aplicações, em todos os níveis do conhecimento.

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

As atividades da Capes podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

- avaliação da pós-graduação stricto sensu;

- acesso e divulgação da produção científica;

- investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;

- promoção da cooperação científica internacional;

- indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

CNPQ

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.


Editais abertos:

IMG-20190509-WA0020fap

 

 APOIO À DIFUSÃO DE AMBIENTE DE INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DIGITAL NO ESTADO DO MARANHÃO – STARTUPS

 O Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, com o objetivo de apoiar projetos de base tecnológica com potencial de escalabilidade e replicabilidade através da Linha de Ação “Mais Inovação” e no âmbito do Programa “Inova Maranhão”, conforme Decreto Estadual n.º 34.648, de 02 de janeiro de 2019, tornam público o lançamento do presente Edital e convidam os interessados a apresentarem suas propostas nos termos aqui estabelecidos.
- OBJETIVOS
∗ Geral
Apoiar projetos voltados para a criação de soluções de base tecnológica com potencial de escalabilidade e replicabilidade por parte de empresas emergentes (doravante denominadas startups), que busquem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Maranhão por meio da aplicação da inovação.
∗ Específicos
a) Fomentar a cultura de inovação e de empreendedorismo, apoiando o surgimento de novos empreendimentos de base tecnológica nas linhas estratégicas: saúde e bem – estar; educação; inovação na Administração Pública; mobilidade e cidades inteligentes; logística e indústria; agroindústria e desenvolvimento de cadeias produtivas; e tecnologias emergentes;
b) Fomentar o desenvolvimento do ecossistema de startups no Maranhão gerando um ambiente propício à multiplicação de iniciativas empreendedoras;
c) Promover atividades econômicas de maior valor agregado e tecnológico;
d) Criar incentivos para atrair e manter no estado os recursos de capital humano gerando oportunidades locais de desenvolvimento.
Atividades Datas
Data limite para inscrição on-line 13/05/2019
Divulgação dos resultados para a 1ª fase A partir de 15/06/2019
Data limite para submissão para a 2ª fase – Resultado parcial A partir de 05/08/2019
Divulgação do Resultado Final A partir de 02/09/2019
Data limite para entrega da documentação impressa Até 05 dias úteis após a divulgação do resultado parcial

logo_capes

 PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA COM O SUL GLOBAL COOPBRASS

Clique aqui >> EDITAL CAPES/COOPBRASS N.º 05/2019

 O presente Edital selecionará projetos conjuntos de pesquisa no âmbito do Programa de Cooperação Científica Estratégica com o Sul Global/COOPBRASS, para fomentar o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) brasileiras, sejam públicas ou privadas sem fins lucrativos, que possuam programas de pós-graduação em nível de doutorado com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal 2017 e Instituições similares sediadas em países em desenvolvimento com o qual o Brasil mantenha Acordo ou Memorando de Entendimento na área de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia.

- OBJETIVOS

1. Expandir o conhecimento científico por meio da colaboração com o Sul Global.

2. Estimular a formação de redes de pesquisa sustentáveis a médio e a longo prazo e apoiar as já existentes entre o Brasil e os países parceiros do Sul Global.
3. Aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação.
4.  Contribuir para a busca de soluções de problemas e, simultaneamente, promover a transferência de conhecimentos que sustentem o desenvolvimento científico e tecnológico.
5. Estabelecer parcerias institucionais em todas as áreas do conhecimento, considerando as vocações, as prioridades ou as potencialidades das instituições envolvidas no Brasil e no exterior.
6. Integrar outras ações de fomento da Capes no esforço de promover a cooperação científica internacional.

Atividade Prevista Período/Data Período/Data
Inscrição das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição de projetos online e envio da documentação obrigatória. De 1º de abril até as 18h do dia 31 de maio de 2019 (horário oficial de Brasília).
Publicação da relação das inscrições recebidas. Até cinco dias úteis após o encerramento das inscrições.
Interposição do recurso administrativo nas etapas de avaliação das propostas e após a divulgação do resultado. Em até três dias úteis após a comunicação realizada pela Capes.
Avaliação das propostas. Até 30 de setembro de 2019.
Divulgação do resultado. Até 31 de outubro de 2019.
Início das atividades dos projetos. A partir de janeiro de 2020.

logo_capes

 PROPOSTAS DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS NO PAÍS – PAEP

Clique aqui >> EDITAL Nº 7/2019

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, instituída como fundação pública pela Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992, inscrita no CNPJ sob nº 00.889.834/0001-08, com sede no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 6, Bloco L, Brasília, DF, CEP 70.040-020, por meio de sua Diretoria de Programas e Bolsas no País – DPB, no uso de suas atribuições, torna pública a presente chamada e convoca os interessados a apresentarem propostas de projetos de eventos científicos e tecnológicos no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP, conforme as condições a seguir estabelecidas e observado o disposto na Lei nº 8.666/1993, Lei nº 9.784/1999 e na Portaria CAPES nº 59/2013, no que couber

- OBJETIVO GERAL

1. A presente chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos de caráter científico e tecnológico de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.

2. As propostas devem observar os requisitos relativos aos proponentes, à Instituição Executora, às condições do evento, aos critérios e parâmetros de análise técnica e de análise de mérito, ao processo de homologação, à concessão dos recursos financeiros, à utilização dos recursos repassados, ao prazo de vigência e ao procedimento de prestação de contas.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

∗ O PAEP tem como objetivos específicos:

a) apoiar a divulgação da produção científica e tecnológica incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos;

b) promover a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica nacional;

c) fortalecer a cooperação científico-acadêmica por meio de eventos destinados à pós-graduação e parceiros internacionais;

d) incentivar a integração entre docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação.

ATIVIDADES DATAS
Início das Inscrições online 11/4/2019
Data limite para submissão das propostas 15h59m59s do dia 14/5/2019
Divulgação do resultado preliminar a partir de 19/6/2019
Divulgação do resultado final a partir de 9/7/2019

CNPq_transparente

CHAMADA CNPq Nº 04/2019 – Auxílio à Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação – ARC

Clique aqui >> CHAMADA CNPq N.º 04/2019

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq torna pública a presente Chamada e convida os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos.
- Objeto
Apoiar a realização no País de eventos relacionados a ciência, tecnologia e/ou inovação.
∗ Esta chamada tem por objetivo apoiar a realização no Brasil de eventos de abrangência mundial, internacional, nacional ou regional relacionados a ciência, tecnologia e inovação, tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas.

Cronograma
A submissão das propostas ocorrerá em dois cronogramas de acordo com o período de
realização do evento.

CRONOGRAMA 1:
a) Para eventos da LINHA 1 – Eventos mundiais que serão realizados no período de 01/07/2019
a 30/06/2020; e
b) Para eventos da LINHA 2 – Eventos Nacionais ou Internacionais e da LINHA 3 – Eventos
Regionais ou que estejam em suas primeiras edições que serão realizados no período de
01/07/2019 a 31/12/2019;
CRONOGRAMA 2:
a) Para eventos da LINHA 1 – Eventos mundiais que serão realizados no período de 01/07/2020
a 30/06/2021;
b) Para eventos da LINHA 2 – Eventos nacionais ou internacionais e da LINHA 3 – Eventos
regionais ou que estejam em suas primeiras edições que serão realizados no período de
01/01/2020 a 30/06/2020;

Etapas DATAS
Lançamento da Chamada no Diário Oficial da União e na página do CNPq 27/03/2019
Prazo para impugnação da Chamada 05/04/2019
Cronograma 1
Data limite para submissão das propostas 10/05/2019
Julgamento 27 a 31/05/2019
Divulgação do Resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 10/06/2019
Prazo para interposição de recurso administrativo do resultado preliminar do julgamento 20/06/2019
Divulgação Final das propostas aprovadas no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 30/06/2019
Cronograma 2
Início da Submissão das propostas 13/05/2019
Data limite para submissão das propostas 26/06/2019
Julgamento 07 a 18/10/2019
Divulgação do Resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 08/11/2019
Prazo para interposição de recurso administrativo do resultado preliminar do julgamento 18/11/2019
Divulgação Final das propostas aprovadas no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 30/11/2019

CNPq_transparente

CHAMADA MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA – Ensino de Ciências na Educação Básica

Clique aqui >> CHAMADA MCTIC/CNPq N.º 05/2019

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq tornam pública a presente Chamada e convidam os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos.
– Objeto
Constitui objeto desta Chamada o apoio a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na temática do ensino de ciências na educação básica, em consonância com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 4: Educação de Qualidade.
1 – O objetivo desta chamada é financiar projetos de pesquisa, intervenção e avaliação, nas diversas áreas do conhecimento, em questões relacionadas ao ensino de ciências na educação básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) das redes públicas de ensino, no âmbito do Programa Ciência na Escola.
2 – Os projetos a serem financiados nesta Chamada poderão versar sobre o ensino de qualquer uma das disciplinas que fazem parte do currículo escolar dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, devendo privilegiar o letramento científico, o uso de abordagens investigativas e de metodologias ativas de ensino, a aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) com as escolas públicas, a disseminação dos métodos científicos das diferentes áreas do conhecimento, a integração entre as disciplinas e o despertar da vocação dos alunos e professores da educação básica para as carreiras científicas.

Inscrições:
  • 11/04/2019 a 27/05/2019
  • 06/07/2020 a 20/08/2020

 – Cronograma

A submissão das propostas ocorrerá em dois cronogramas, de acordo com a Linha de apoio escolhida.

1. Cronograma 1:

a) Para os projetos da Linha 1 – Pesquisa sobre o ensino de ciências na educação básica e da Linha 2 – Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências;

Etapas DATAS
Lançamento da Chamada no Diário Oficial da União e na página do CNPq 09/04/2019
Início da Submissão das propostas 11/04/2019
Prazo para impugnação da Chamada 22/04/2019
Cronograma 1 – Linhas 1 e 2
Data limite para submissão das propostas 27/05/2019
Julgamento 24 a 28/06/2019
Divulgação do Resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 05/07/2019
Prazo para interposição de recurso administrativo do resultado preliminar do julgamento 15/07/2019
Divulgação Final das propostas aprovadas no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 12/08/2019

 

2. Cronograma 2:
a) Para os projetos da Linha 3 – Estudos avaliativos sobre o Programa Ciência na Escola.

Cronograma 2 – Linha 3

Início da Submissão das propostas 06/07/2020
Data limite para submissão das propostas 20/08/2020
Julgamento 21 a 25/09/2020
Divulgação do Resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 02/10/2020
Prazo para interposição de recurso administrativo do resultado preliminar do julgamento 13/10/2020
Divulgação Final das propostas aprovadas no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 16/11/2020