Editais Abertos Agências de Fomento

Agências de Fomento à Pesquisa

As agências de fomento têm como objeto social a concessão de financiamento de capital fixo e de giro associado a projetos na Unidade da Federação onde tenham sede”. Geralmente são órgãos governamentais que financiam as pesquisas cientificas e tecnológicas, que visam o desenvolvimento do país (através de auxílios para compra de equipamentos e material de consumo, ou bolsas para alunos em diversos níveis de formação).

FAPEMA

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi instituída pela Lei Complementar n° 060, de 31 de janeiro de 2003. Seu objetivo é promover o desenvolvimento humano por meio de pesquisa cientifica e de inovação tecnológica, atendendo as demandas do setor produtivo e da sociedade em geral.

Por meio de sua atuação a fundação contribui para a formação e fixação de talentos humanos, com ações que resultem no fortalecimento da ciência e de suas aplicações, em todos os níveis do conhecimento.

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

As atividades da Capes podem ser agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

- avaliação da pós-graduação stricto sensu;

- acesso e divulgação da produção científica;

- investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;

- promoção da cooperação científica internacional;

- indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

CNPQ

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.


Editais abertos:

UK Research and Innovation (UKRI) lança Chamada de Pesquisa para Respostas Rápidas ao COVID-19, pesquisadores brasileiros podem se candidatar

O UK Research and Innovation (UKRI), instituição britânica parceira do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), lançou Chamada de Pesquisa para Respostas Rápidas ao COVID-19. Pesquisadores brasileiros podem se candidatar em parceria com pesquisadores britânicos para projetos de 18 meses de duração, com até 100% dos custos de ambas as partes financiados pelo UKRI.

Confira: https://confap.org.br/news/uk-research-and-innovation-ukri-lanca-chamada-de-pesquisa-para-respostas-rapidas-ao-covid-19-pesquisadores-brasileiros-podem-se-candidatar/

Acesse a Chamada de Pesquisa para Respostas Rápidas ao COVID-19 do UKRI


CNPq_transparenteChamada Pública CNPq/ MCTIC/SEMPI Nº 01/2020 – Empreendimentos e soluções de base tecnológica na área de Grafeno

Selecionar e apoiar propostas de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação que visem gerar empreendimentos e soluções de base tecnológica, tendo como principal objeto o Grafeno. As propostas devem visar a geração de Produto Mínimo Viável – MVP e modelo de negócio validado e devem ser executadas por equipes empreendedoras ou Startups que se encontrem em estágio inicial.
  • Anexo I – Modelo Estruturado da Proposta :link
  • Anexo II – Modelo de Concordância dos Membros da Equipe :link
  • Anexo III – Carta de Interesse :link
Inscrições:
  • 09/03/2020 a 17/07/2020

CNPq_transparenteChamada CNPq Nº 02/2020 – Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT

Valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos. Além disto, é necessário que atuem em áreas temáticas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora coerentes com sua produção.Cronograma:
– Prazo para impugnação da Chamada 25/05/2020
– Data limite para submissão das propostas 31/07/2020
– Julgamento pelo Comitê de Mérito Técnico-científico 09 a 13/11/2020
– Divulgação do resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 07/12/2020
– Prazo final para interposição de recurso administrativo 17/12/2020
– Divulgação da decisão no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 19/02/2021
Inscrições:
  • 14/05/2020 a 31/07/2020

layout_set_logoEdital de inovação aberta em aquicultura e sistemas agrícolas

Interessados têm até o próximo dia 30 para envio de propostas visando o desenvolvimento conjunto de tecnologias

Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) lançou um edital com chamada para recebimento de propostas de inovação aberta por parte de empresas ou representantes do setor produtivo. As áreas contempladas são piscicultura e sistemas agrícolas integrados para o Matopiba (nova fronteira agrícola que abrange os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). As propostas deverão ser enviadas até o dia 30 de maio para este link. No próximo dia 18, haverá um webinar para esclarecimento de dúvidas dos participantes acerca da proposta do edital.

Clique aqui:

EMBRAPA

EDITAL

INSCRIÇÃO DA PROPOSTA


logo_cargillEdital Fundação Cargill – 6ª Edição é uma iniciativa da Fundação Cargill que visa identificar, estimular o desenvolvimento e apoiar a gestão de projetos, negócios de impacto social e pesquisas voltados à alimentação segura, sustentável e acessível.

O objetivo é oferecer suporte financeiro para até 15 projetos que tenham duração máxima de 24 meses (de janeiro de 2021 até dezembro de 2022), com valores entre R$ 50 mil e R$200 mil para cada um dos selecionados. Com isso, a Fundação Cargill pretende aproximar os colaboradores, estagiários e terceiros da Cargill Agrícola S.A. e coligadas, fortalecendo as organizações parceiras e estreitando a relação nas comunidades onde está presente.

Podem participar projetos, negócios de impacto social e pesquisas que abordem a questão da alimentação, desenvolvidos por organizações da sociedade civil (OSCs), startups e instituições de ensino superior e pesquisa formalmente constituídas como pessoas jurídicas, com sede e que desenvolvam seus projetos, prioritariamente, em cidades onde haja presença da Cargill Agrícola S.A. ou de empresas do grupo, ou em localidades num raio de até 150 km dessas cidades (para mais especificações e conhecer a lista de cidades, acesse o regulamento).

Para o presente edital serão aceitos projetos que estejam alinhados com os seguintes eixos temáticos:

  • Iniciativas inovadoras no combate à perda e desperdício de alimentos;
  • Inovação tecnológica (soluções e pesquisa) na cadeia de alimentos;
  • Parcerias para inovação e o fortalecimento do empreendedorismo na cadeia da alimentação.

Realização

Fundação Cargill, organização sem fins lucrativos, foi criada em 1973, para ser a gestora das ações sociais da Cargill, devendo, portanto, planejar, executar e monitorar sua política de investimento social e tem a missão de promover uma alimentação segura, sustentável e acessível.

REGULAMENTO

Para participar, recomendamos que leiam atentamente o Regulamento, documento que apresenta detalhadamente todas as regras do edital e que podem contribuir para que o projeto de sua organização tenha mais chances de ser selecionado. Faça aqui o download do Regulamento do Edital Fundação Cargill – 6ª Edição.

Para visualizar arquivos em formato “pdf” é necessário ter instalado em seu computador o Adobe Acrobat Reader. Se não tiver este programa, faça o download da versão gratuita no endereço: get.adobe.com/reader/

INSCRIÇÕES

As inscrições acontecem a partir das 00h01 de 20 de março até às 18h00 de 24 de abril de 2020, sempre considerando o horário de Brasília (-3 GMT), exclusivamente por meio do preenchimento integral do formulário eletrônico de inscrição disponibilizado neste site.

logo_capes

CAPES_EDITAL N. 11/2020 - PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS CAPES – FÁRMACOS E IMUNOLOGIA

EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL II

A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR CAPES, instituída como fundação pública pela Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992, inscrita no CNPJ sob n° 00.889.834/0001-08, com sede no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 6, Bloco L, Brasília-DF, CEP 70.040-020, por meio de sua Diretoria de Programas e Bolsas no País DPB, no uso de suas atribuições e nos termos do Processo 23038.003950/2020-16, torna público o presente Edital e convoca os Pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação do país interessados a apresentarem propostas de projetos de pesquisa no âmbito do “Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da CAPES”, Edital de Seleção Emergencial II FÁRMACOS E IMUNOLOGÍA, conforme as condições a seguir estabelecidas e a legislação vigente.

OBJETIVO GERAL

No âmbito do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e pandemias da CAPES, o presente edital tem como objetivo geral apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica a formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, voltados exclusivamente ao combate à pandemia da COVID-19, com foco no estudo de fármacos, vacinas, produtos imunológicos e temas correlatos.

CRONOGRAMA
Data limite para submissão das propostas: 15 de maio de 2020
Divulgação do resultado preliminar: a partir de 25 de junho de 2020

SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS
As propostas deverão ser submetidas à CAPES até às 17h, horário de Brasília, do dia 15/05/2020


EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL III

CAPES_EDITAL N. 12/2020 – PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS CAPES – TELEMEDICINA E ANÁLISE DE DADOS MÉDICOS

A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR CAPES, instituída como fundação pública pela Lei n° 8.405, de 9 de janeiro de 1992, inscrita no CNPJ sob nº 00.889.834/0001-08, com sede no Setor Bancário. Norte, Quadra 2, Lote 6, Bloco L, Brasília-DF, CEP 70.040-020, por meio de sua Diretoria de Programas e Bolsas no País – DPB, no uso de suas atribuições e nos termos do Processo 23038.004192/2020-80, torna público o presente Edital e convoca os Pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação do país interessados a apresentarem propostas de projetos de pesquisa no âmbito do “Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da CAPES”, Edital de Seleção Emergencial III TELEMEDICINA E ANÁLISE DE DADOS MÉDICOS, conforme as condições a seguir estabelecidas e a legislação vigente.

OBJETIVO GERAL
No âmbito do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da CAPES, o presente edital tem como objetivo geral apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, voltados exclusivamente ao desenvolvimento de estudos, procedimentos e inovações tecnológicas em telemedicina e análise de dados médicos para o enfrentamento à pandemia da COVID-19 e temas correlatos.

CRONOGRAMA
Data limite para submissão das propostas: 15 de maio de 2020
Divulgação do resultado preliminar: a partir de 25 de junho de 2020

SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS
As propostas deverão ser submetidas à CAPES até às 17h, horário de Brasília, do dia 15 de maio de 2020.

Clique aqui: EDITAL Nº 09/2020 – CAPES

Programa de Combate às Epidemias

O Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisas e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, voltados ao enfrentamento à nova pandemia da CoViD-19 e em temas relacionados a endemias e epidemias típicas no país.

Pretende-se com essa iniciativa apoiar o desenvolvimento de estudos inovadores sobre doenças infecciosas, seus agentes e vetores, visando prevenção, diagnóstico e estratégias terapêuticas, além do desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde e de tecnologias e mecanismos para monitoramento, mapeamento e controle de surtos, endemias, epidemias e pandemias.

As áreas temáticas são: epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática.

Modalidade de bolsas e benefícios

Para este Edital serão disponibilizados recursos na ordem de R$ 70.000.000,00 (setenta milhões de reais) para o financiamento de despesas de capital, custeio e bolsas aprovadas nos projetos que correrão à conta do orçamento da CAPES, respeitada a disponibilidade orçamentária e financeira desta Fundação. Serão financiados até 30 projetos de pesquisa com valor máximo de até R$ 345.000,00 (trezentos e quarenta e cinco mil reais) cada e estima-se a implementação de 900 bolsas nas modalidades doutorado e pós-doutorado.

Inscrição

Por ser uma ação emergencial, o processo seletivo será por meio de edital e as propostas devem ser submetidas exclusivamente por meio do SICAPES (https://inscricao.capes.gov.br/individual) até às 17h, horário de Brasília, do dia 30 de abril de 2020.

Contato

epidemias@capes.gov.br
Telefones: 61 2022-6701 ou 61 2022-6331.

finep logo2PROGRAMA DE INVESTIMENTO EM STARTUPS INOVADORAS – EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 2020 – 1ª RODADA

Fortalecer o Sistema de Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do apoio às empresas brasileiras nascentes de base tecnológica, que possuam papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercado;

Disponibilizar recursos financeiros para que startups com alto potencial de crescimento e retorno possam enfrentar com sucesso os principais desafios de seus estágios iniciais de desenvolvimento, contribuindo para a criação de empregos qualificados e geração de renda para o País;

Promover o crescimento do mercado de capital semente no Brasil, compartilhando com os investidores privados os riscos associados ao investimento em empresas nascentes de base tecnológica, sem substituir a iniciativa privada em seu papel como principal agente formador desse mercado.

Data de Publicação: 04/02/2020
Prazo para envio de propostas até: 15/03/2020
Fonte de Recurso: Recursos Próprios
Público-alvo: Empresas
Tema(s):
Aeronáutica; Agritech; Cidades Sustentáveis; Defesa; Educação; Energia; Healthtech; Inteligência Artificial; Internet das Coisas – IoT; Manufatura avançada; Nanotecnologia; Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista; Recursos hídricos; Saneamento; Sustentabilidade; Outros
Situacão: Aberta
Confira o Edital no link: Chamadas Públicas Finep

WhatsApp Image 2020-02-04 at 10.01.26O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e às UK AcademiesThe Royal Society, The Academy of Medical Science e The British Academy – no contexto do Fundo Newton, estão com inscrições abertas para mobilidade de pesquisadores brasileiros ao Reino Unido em 2020 e 2021.

Serão oferecidas pelas UK Academies duas opções de fomento para os pesquisadores brasileiros: o  Newton Advanced Fellowship e o Newton International Fellowship, totalizando cinco editais.

Clique aqui:

EDITAIS – MOBILIDADE DE PESQUISADORES BRASILEIROS  AO REINO UNIDO 2020/2021


fapema_logoFAPESP/MCTIC – Quatro chamadas abertas

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema torna público quatro chamadas de propostas anunciadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) nas quais pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa sem fins lucrativos de todo o país podem submeter propostas. As chamadas têm como objetivo intensificar atividades de pesquisa científica e tecnológica em temas relacionados à internet e de interesse do Brasil e do Estado de São Paulo.

As chamadas em questão são:

1) Chamada de Propostas FAPESP/MCTIC – 2019 (PIPE), www.fapesp.br/13841: voltada ao Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), na Fase 2 Direta. Podem submeter propostas pesquisadores que tenham vínculo empregatício ou societário com empresas de até 250 funcionários sediadas no Brasil e que apresentem projetos de pesquisa orientados ao desenvolvimento da Internet. As propostas devem ter duração prevista de até 24 meses. O valor máximo de financiamento previsto é de até R$ 1 milhão para cada projeto. A data final para submissão de propostas é 8 de abril de 2020.

2) Chamada de Propostas FAPESP MCTIC – 2019 (PITE), www.fapesp.br/13842: aberta a pesquisadores em instituições de pesquisa no Brasil que atendam aos critérios da FAPESP para submissão de propostas no Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). São elegíveis como empresas parceiras empresas localizadas no Brasil ou no exterior e cofinanciados por estas. As propostas devem ter duração prevista de até 5 anos e orçamento solicitado não superior a R$ 500 mil reais por ano para a FAPESP. A empresa parceira deve se comprometer a alocar o mesmo valor que for solicitado à FAPESP. A data final para submissão de propostas é 8 de abril de 2020.

3) Chamada de Propostas FAPESP/MCTIC – 2019 (Regular e Temático), www.fapesp.br/13757: aceita propostas nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático. A data final para submissão de propostas é 8 de abril de 2020.

4) Chamada de Propostas FAPESP/MCTIC – CGI.BR para Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial, www.fapesp.br/13896: oferece apoio para a criação de até quatro Centros de Pesquisas Aplicadas (CPA) em Inteligência Artificial, sendo 2 no estado de SP e 2 em outros estados. Buscam-se propostas que tratem de pesquisa avançada em inteligência artificial aplicadas nas áreas de Saúde, Agricultura, Indústria e Cidades Inteligentes. Os CPAs serão financiados por um período de 5 anos podendo ser renovados por mais 5 anos, totalizando até 10 anos, de acordo com os resultados apresentados. O orçamento solicitado para cada CPA pode ser de no máximo R$ 1 milhão por ano para a FAPESP, devendo apresentar o compromisso de mais R$ 1 milhão por ano da empresa parceira. A FAPESP reservará um total de até R$ 40 milhões para a implementação da primeira fase deste programa. A data final para submissão de propostas é 20 de maio de 2020.


fapema_logoEDITAL FAPEMA Nº 001/2020 – EVENTOS/APOIO À REALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E DE INOVAÇÃO

O Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), com o objetivo de difundir o conhecimento científico e popularizar a ciência através da linha de ação “Popularização da Ciência” no âmbito do programa “Mais Divulgação”, tornam público o presente edital aos pesquisadores maranhenses interessados em organizar e participar de eventos de cunho científico, tecnológico ou de inovação.

ATIVIDADES 1ª CHAMADA 2ª CHAMADA 3ª CHAMADA
Período do Evento 01/07/2020 a 30/09/2020 01/10/2020 a 30/12/2020 01/01/2021 a 31/03/2021
Período de Inscrição 09/03/2020 a 27/03/2020 06/04/2020 a 08/05/2020 04/05/2020 a 24/05/2020

1. OBJETIVO

1.1
Apoiar a realização e participação em eventos relacionados à ciência, tecnologia ou inovação que venham a ocorrer no período de 01 de junho a 31 de dezembro de 2020.
2. PÚBLICO-ALVO
2.1 Modalidade Realização de eventos: professores-pesquisadores com vínculo empregatício em Instituições de Ensino e Pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos do Maranhão.
2.2 Modalidade Participação em eventos: pesquisadores (professores, técnicos administrativos e estudantes de pós-graduação) vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos do Maranhão.

 

centelhaImage 2019-12-16 at 15.45.40Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com objetivo de estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Maranhão, no âmbito do programa “Inova Maranhão”, tornam público o presente edital e convidam os interessados a apresentarem suas propostas nos termos aqui estabelecidos.

Confira o Edital no link: https://www.fapema.br/index.php/edital-no-22-2019-centelha/

 


logo_capes Programa STIC AmSud/CAPES

STIC AmSud é um programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Os projetos aprovados têm uma duração de dois anos e envolvem pelo menos dois países da região sul-americana e uma ou mais equipe(s) de cientistas franceses.

Tipo de programa

Projetos Conjuntos de Pesquisa

Objetivo específicos

  •  Desenvolver a colaboração no campo das TICs, por meio do intercâmbio de pesquisadores, estudantes de doutorados e de conhecimentos entre os países da América do Sul envolvidos e a França.
  •  Apoiar projetos de pesquisa básica e aplicada contendo um potencial de transferência de inovação e tecnologia, com uma escala regional, entre a França e, pelo menos, dois parceiros sul-americanos.
  • Encorajar sinergias na América do Sul com as instituições e outros programas regionais e multilaterais neste setor.
  • Incentivar a participação dos jovens pesquisadores e assegurar a continuidade das redes.

Prazo para envio de propostas até: 20 de abril 2020

Confira o Edital no link: http://www.capes.gov.br/bolsas-e-auxilios-internacionais/pais/218-multinacional/9655-programa-stic-amsud-capes




CNPq_transparente