Inscrições abertas para minicursos do XXVIII SEMIC


Por em 25 de outubro de 2016



Durante o XXVIII SEMIC, vários minicursos são oferecidos à comunidade interna e externa da UEMA. Os interessados devem procurar a Coordenadoria de Pesquisa,  consultar a lista de minicursos disponíveis e fazer sua inscrição.

Os minicursos são gratuitos e com número limitado de vagas. As inscrições para participar dos minicursos começam dia 26 de outubro.

Para receber o certificado de participação é obrigatória a inscrição prévia no minicurso e a assinatura na lista de presença.

>> Mini-Curso 1– Introdução ao LaTeX

Ministrante: Prof. Agnaldo dos Santos Pereira (UEMA/IFMA)

Local: Laboratório de Informática II/UEMANET

Data: 9/11/2016

Horário: 14:00hs às 18:00

Vagas: 30 participantes

Descrição: Introduzir os participantes na elaboração de documentos científicos (monografias, artigos, dissertações, teses, etc.), utilizando o editor de textos LaTeX, principalmente para graduandos e pós-graduandos das áreas de Ciência e Tecnologia (Matemática, Engenharias, Física, Ciências da Computação, etc.)

 

>> Mini-Curso 2– Redação de Patentes

Ministrante: Profª. Adriana Câmara (UFMA)

Local:  Sala do mestrado/CCB

Data: 9/11/2016

Horário: 8:00hs às 12:00

Vagas: 50 participantes

Descrição: A patente confere ao proprietário direito para explorar a invenção (produto, processo inovador, modificações ou adaptações de algo já existente, etc). Público- alvo estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos, comunidade.

 

>> Mini-Curso 3– “Pesquisa científica: um modo de brincar!!”.

Ministrante: Profª Dra Iris Maria Ribeiro Porto (UEMA)

Local:  Laboratório de Ensino de Geografia/Curso de Geografia

Data: 9/11/2016

Horário: 14:00hs às 18:00

Vagas: 30 participantes

Descrição: O minicurso tem o foco em questões práticas da pesquisa. Faz uma relação com o ato de brincar e a curiosidade da criança. Para tanto abre espaço para o diálogo, transmissão e troca de conhecimentos sobre os aspectos envolvidos na tríade da pesquisa. Discute os tipos, o método de abordagem dos objetos empíricos no âmbito das técnicas de coleta. Apresenta questões de ordem prática na redação do Relatório.

Público – alvo: estudantes de graduação e de pós-graduação das diversas áreas.



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