Expedição do LABIPI e PROFÁGUA investiga biodiversidade e gestão hídrica na bacia do Rio Pericumã


Por em 6 de outubro de 2025



instagram: @uema.ppg

Entre os dias 24 e 30 de setembro, pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizaram uma expedição à bacia do Rio Pericumã, na Baixada Maranhense. A iniciativa, liderada pelo Prof. Dr. Jadson Pinheiro Santos, integrou atividades do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA/UEMA) e do Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental (PPBio-AMAR).

Com nove integrantes, incluindo profissionais, mestrandos e graduandos, a equipe percorreu 12 pontos distribuídos por cinco municípios — Pinheiro, Pedro do Rosário, Viana, Bequimão e Central do Maranhão — realizando coletas de água, sedimentos e peixes, além de registros fotográficos das localidades. O trabalho contribui para o inventário da ictiofauna do Pericumã e para o monitoramento da biodiversidade aquática da região.

A expedição também incluiu validações de pontos para o mapeamento de massas de água, parte do trabalho da mestranda Denyse Rayanna, e ações voltadas à aquicultura e gestão de recursos hídricos, conduzidas pela mestranda Leudiane dos Santos Pinheiro, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pinheiro.

Além da pesquisa, a equipe participou do Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Pinheiro, onde discutiu a criação do Comitê da Bacia do Rio Pericumã.

Na ocasião, o professor Jadson destacou que “o nosso objetivo é integrar pesquisa, extensão e capacitação de profissionais para promover uma gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos, garantindo o uso responsável da água e a preservação da biodiversidade da região”.

A expedição ainda promoveu encontros com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinheiro (SEMMA) e docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), visando fortalecer parcerias para futuras pesquisas e para a elaboração de um Plano de Manejo da bacia do Rio Pericumã, um dos principais rios da região da Baixada Maranhense, estratégico para a pesca, aquicultura e conservação ambiental.

  

Por: Paula Lima



Últimas Postagens