Uema realiza Seminário Renoen para alunos do doutorado em Ensino


Por em 11 de setembro de 2025



                                                           

instagram: @uema.ppg

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Renoen-Uema), fez na manhã desta quinta-feira (11), no auditório do Uemanet, Campus Paulo VI, a abertura do Seminário Interno Renoen, com o tema central “Ensino de Ciências e Matemática: histórias, desafios e perspectivas”, com a presença do reitor Walter Canales, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, da coordenadora do seminário e da Renoen/Uema, professora Waléria Soares e dos professores, Jackson Ronne e Edvan Moreira.

O evento iniciou com o “Relato Renoen Uema: caminhos percorridos”, proferido pela professora Waléria, e continua amanhã (12), direcionado à segunda turma do doutorado Renoen em Ensino. Conta com a participação dos professores do curso, alunos do doutorado e de graduação econvidados das universidades Federal do Maranhão (Ufma), Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e Universidade Integrada do Alto Uruguaia e das Missões (URI).

                                                        

O professor Walter destaca o seminário como um instrumento de avanço na qualidade do ensino de pós-graduação da Uema, o que, segundo ele, possibilita aos alunos experiências extraordinárias em sua área de atuação. “Estamos aqui para demonstrar o apoio da Reitoria às iniciativas ligadas à pós-graduação, tão importante não só para a universidade, mas também para o Estado. Todas as iniciativas – continua o reitor -, em relação aos doutorados são necessárias para tirar o Maranhão da condição de Estado com menor percentual de doutores por 100 mil habitantes no Brasil”.

Ainda hoje, acontecerão as seguintes palestras “Metodologias investigativas de ação para as ciências do impreciso”, com o professor Iran Abre (UFPA); “Professores que ensinam Matemática no Brasil: um panorama”, com Carlos André Bogéa (Uema); e “Ensino de Matemática inclusiva”, com a professora Kayla Rocha Braga (Ufma).

                                                        

Para amanhã, estão confirmadas as palestras e mesa redonda “Projetos que inspiram: caminhos para inovar o ensino de Ciências e Matemática”, com a professora Rosângela Prestes (URI); “Saberes da tradição e sua integração no ensino”, com o professor Carlos Aldemir Farias (UFPA); “Inovação tecnológica e as ações da Marandu” [mesa redonda], com os professores Roberto Serra e Lígia Tchaicka (Uema); “Decolonialidade e educação Matemática: insurgências epistemológicas e justiça cognitiva na formação docente”, com o professor Raimundo Castro (Ifma); e “Etomatemática e educação quilombola: aproximações iniciais no contexto maranhense” , com o professor Antonio José da Silva (Ufma).

Segundo o pró-reitor Marcelo Cheche, este seminário é mais um momento de integração entre os alunos do doutorado, os alunos da graduação e dos pesquisadores que compõem a Renoen, assim como, com os professores convidados para o evento, tanto da Universidade Federal do Pará, da Federal do Maranhão e da Federal do Rio Grande do Sul. “É mais uma ação estratégica do programa no momento da sua consolidação com o bom andamento da segunda turma”, disse.

                                                        

A professora Waléria explica que todo ano cada polo realiza seu seminário interno, onde trocam-se experiências com pesquisadores de outras regiões. “Este é o nosso segundo seminário, e, nesses dois dias, vamos discutir quais são as perspectivas para o ensino de ciências e matemática atualmente no Brasil. Isso significa uma importante troca de experiências com pesquisadores, além de buscar compreender como andam as principais pesquisas sobre este tema no país”, destaca Waléria.

A Rede Nordeste de Ensino (Renoen) é um programa de pós-graduação em rede, com foco no doutorado em ensino nas áreas de ciências e matemática, visando enriquecer a formação de professores e pesquisadores na região Nordeste do Brasil.

                                                        

O programa busca desenvolver práticas pedagógicas, avaliar metodologias e materiais didáticos, e fomentar o pensamento crítico para a transformação social e a redução de iniquidades na educação.

É um programa associativo que envolve diversas instituições, como a Uema, UFS, Ufal, UFRPE, UFC, Uesb, UEPB, IFCE e IFRN.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael carvalho



Últimas Postagens