Uema realiza aula inaugural do doutorado em Letras no Campus Paulo VI


Por em 29 de agosto de 2025



                                                       

instagram: @uema.ppg

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLETRAS), realizou, na tarde de ontem (28), no auditório do CCSA, a aula inaugural do primeiro doutorado em Letras do Maranhão. A palestra de abertura “Literatura: travessias sem fronteiras”, foi ministrada pelo professor Fred Góes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Iniciando com uma turma de 12 alunos e 17 professores doutores e pós-doutores, o curso surgiu da necessidade de formação qualificada em nível de pós-graduação desses profissionais para o Estado do Maranhão, especialmente voltada para professores da educação básica e do ensino superior. O curso é ofertado em regime integral, com duração de 4 anos, e está estruturado para articular pesquisa e formação docente de maneira integrada.

                                                        

A intenção da universidade é promover o crescimento e o aprimoramento contínuo da pesquisa acadêmica e da formação de docentes e pesquisadores de alto nível na área de letras. Além disso, busca, ainda, ampliar a visão e o diferencial do egresso doutorado nesse programa em relação ao curso de mestrado, possibilitando um alinhamento com os padrões de excelência e inovação da pesquisa acadêmica.

De acordo com o coordenador do programa, professor Henrique Borralho, o curso é recomendado pela Capes e possui área de concentração em Teoria Literária, com duas linhas de pesquisa: Literatura e Subjetividades, Outras Artes e Mídias; Literatura, Memória e Cultura, direcionado para a promoção de estudos interdisciplinares da literatura, tanto em suas expressões subjetivas quanto nos seus diálogos com a memória e os aspectos culturais e históricos. “Nós somos o primeiro doutorado em Letras do Maranhão, isso nos orgulha e nos anima a continuar trabalhando para melhorar a qualidade da educação, porque, quando as pessoas se especializam em um doutorado, por exemplo, cria um impacto importante no que diz respeito à produção e reflexão, sobretudo no melhoramento do ensino infantil, médio e superior”, disse Borralho.

                                                        

Ao formar doutores em Letras, o programa contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Esses profissionais poderão, também, desempenhar papéis chave em áreas como tradução, editoração, curadoria de conteúdo para mídias, jornalismo cultural e educação, impulsionando setores cruciais da economia e criando oportunidades de emprego.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, disse que é necessário salientar a conquista dos professores que conseguiram aprovar junto à Capes o primeiro doutorado na área de letras do Estado do Maranhão. E enumerou: “É o 10º doutorado da Uema, fruto da expansão da pesquisa e da pós-graduação. Quero enfatizar o avanço do Cecen e o esforço desse grupo de professores para que pudéssemos chegar hoje neste momento de abertura de um novo doutorado na instituição”, repercute Marcelo.

                                                        

Missão do Programa

O novo doutorado tem a missão de formar uma nova geração de pesquisadores e docentes altamente qualificados na área de letras. Isso não apenas eleva o padrão do ensino superior no Estado, mas também atende às crescentes demandas por especialistas em letras em todo o país. Esses profissionais se tornam ativos valiosos para a educação, para a pesquisa e para a preservação, desenvolvimento e inovação da cultura local, e, por extensão, da cultura brasileira.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho



Últimas Postagens