Uema discute criação de mestrado na área da saúde no Campus Itapecuru


Por em 15 de abril de 2025



instagram: @uema.ppg

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, recebeu a Diretora e professoras do Campus Itapecuru Mirim para discutir a viabilidade da criação de um novo programa de mestrado na Área 21 da CAPES. Essa área abrange os campos da Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, além de Enfermagem, Medicina, entre outros cursos da saúde, representando uma oportunidade estratégica de expansão da pós-graduação na universidade.

O objetivo do encontro foi alinhar ações para a elaboração de uma proposta a ser submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no segundo semestre de 2025. A iniciativa busca aproveitar o potencial dos professores recém-nomeados no campus, muitos dos quais já reúnem a qualificação necessária para atuar em programas de pós-graduação.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Marcelo Cheche, a proposta surge como uma resposta ao fortalecimento das áreas da saúde no interior do estado. “Temos professores qualificados, com produção científica relevante e com grande disposição para contribuir com a pós-graduação. A criação de um mestrado no Campus Itapecuru Mirim é um passo importante para interiorizar ainda mais a pesquisa e a formação de alto nível no Maranhão”, destacou.

Para a Diretora do Campus Itapecuru Mirim, professora Thalita Serra, a proposta de criação do mestrado representa o reconhecimento do esforço coletivo dos docentes e do papel estratégico do campus na formação regional. “É uma conquista em construção. Nós estamos trabalhando com muita dedicação para consolidar a pesquisa e a extensão no campus. A possibilidade de um mestrado vem coroar esse processo e abrir novas portas para nossos estudantes e para a comunidade científica da região”, afirmou.

A Profa. Daniela Bassi, que lidera a iniciativa, destacou que “a criação de um mestrado em Saúde no Campus de Itapecuru Mirim representa um avanço estratégico tanto para a formação de profissionais qualificados quanto para o fortalecimento da pesquisa científica na região. Este projeto surge para atender a uma demanda reprimida por pós-graduação stricto sensu em saúde no Maranhão, e está alinhado a dois eixos fundamentais: a interiorização da pós-graduação, com o objetivo de levar formação de excelência para além dos grandes centros urbanos; o pioneirismo da Uema ao oferecer um mestrado que integra áreas citadas, um verdadeiro marco para a instituição.Além de impulsionar a carreira de docentes e discentes, o programa será um importante catalisador para o desenvolvimento regional”.

A expectativa é que, até o segundo semestre de 2025, a proposta esteja pronta para ser submetida à avaliação da Capes. A iniciativa conta com o apoio da administração superior da Uema e reforça o compromisso da universidade com a descentralização do ensino e da pesquisa no estado.

Por: Paula Lima


Últimas Postagens