Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde é realizada no Campus Caxias

instagram: @uema.ppg

Na manhã de segunda-feira, dia 8 de abril, foi realizada no Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a aula inaugural com a nova turma de alunos do Programa de Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS).

“O PPGBAS surgiu da iniciativa de um grupo de professores do qual fiz parte. Ele é fruto do esforço de muitas mãos. A administração superior não mediu esforços para que ele fosse implantado. O foco do Mestrado é inserir pesquisas para estudar problemas socioambientais decorrentes das doenças tropicais negligenciadas ou não, como arboviroses, tuberculose, etc. São criados protocolos e levantamentos da fauna e flora para promover o desenvolvimento científico e tecnológico buscando a solução de problemas ambientais e de saúde pública. Aqui temos potencial e pessoas capazes de produzir e elas só precisam de oportunidades. Esse mestrado foi o primeiro do interior do Maranhão e tem importância fundamental para Caxias e região. A Uema sempre deu apoio a este Programa que, em 10 anos, formou 142 mestres”, explicou a Diretora do Imagem do WhatsApp de 2024-04-12 à(s) 14.53.04_0f49e3f9Campus Caxias, Valéria Cristina Soares Pinheiro.

A Técnica Ambiental do IBAMA/PI, Hileane Barbosa Silva, destacou a colaboração com as universidades. “Acredito no enfoque da interdisciplinaridade. Da necessidade da Academia dentro de instituições governamentais.  Temos demandas de pesquisa, mas ficamos focados em outras questões. Vocês têm muito a crescer e podem ser nossos colegas.  Precisamos conhecer mais sobre vários temas: a flora nordestina; valoração de compensação ambiental; métodos de custo de reparação; custo social do carbono. Creio que há uma possibilidade de parceria, cooperação técnica, com a Uema. As perspectivas são grandes e podemos mudar a realidade”, disse.

Em seguida, o médico veterinário Fabiano Barbosa Pessoa, que é Analista Ambiental no IBAMA/PI, integrante Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) fez uma dinâmica com os novos IMG_2810alunos do Mestrado, na qual eles emitiam sons e se deslocavam imitando alguns animais. Também foram executadas músicas voltadas para a educação ambiental. No final da aula foram distribuídos livretos e cartazes educativos sobre o meio ambiente.

Por: Emanuel Pereira