Uema tem maior Conceito Médio no Mestrado e Doutorado no Maranhão, segundo INEP

conceito INEP
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) tem o maior Conceito Médio de Mestrado e Doutorado no Maranhão, de acordo com pesquisa do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgada dia 02 de abril. O índice é medido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade das universidades.
Na edição de 2022, a Uema alcançou o valor de 4,89 no Doutorado e 4,41 no Mestrado, sendo os números mais elevados do Maranhão, numa escala de 1 a 5. Ao todo, o IGC avaliou 1.998 instituições de educação superior. Na Uema, foram avaliados os 23 programas de pós-graduação da Instituição.
“Esse é o resultado de um investimento importante que a Uema vem realizando nos últimos 10 anos, não apenas preocupada com a expansão da pós-graduação, mas também com a consolidação dessa expansão. O Conceito Médio de Mestrado e Doutorado toma como base, entre outros fatores, o conceito de cada programa e esse resultado só reforça a importância dos investimentos para que tenhamos colhido os frutos nesse momento”, destacou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.Dr.Marcelo Cheche.
Para o Coordenador do Programa de Qualidade Total para os cursos de Pós-Graduação da Uema (PROQUALIT), Prof.Dr.Tiago Massi Ferraz, a notícia foi recebida com muito orgulho. “Percebemos que a pós-graduação tem um papel significativo nessa subida de conceito, em virtude realmente dos conceitos CAPES dos programas, que nos leva a solicitar doutorados, sendo o último aprovado o de Geografia. Essa elevação de conceitos, tanto no mestrado quanto no doutorado, certamente contribuiu para a obtenção desse índice”, ressaltou o coordenador.
Ele, ainda, destacou o papel do PROQUALIT nesse processo. “O PROQUALIT é importante nesse processo de acompanhamento dos programas. Ele colabora e tem o objetivo de trabalhar a qualidade deles. Sabemos que todo esse investimento que a Uema faz na pós-graduação é revertido em bons frutos. Com essas elevações de conceito e aprovação de novos programas, a Uema está crescendo, também, em qualidade”, finalizou.
O IGC corresponde à média das notas do último triênio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos conceitos dos cursos de pós-graduação stricto sensu a partir da avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ponderadas pelo número de matrículas em cada curso.
Confira o resultado AQUI.
Por: Paula Lima