EDITAL N.º 60/2024-PPG/UEMA – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA/PIBIC – CNPQ/UEMA/FAPEMA e PIBIC-AÇÕES AFIRMATIVAS do CNPq

post instagram uema 23 (1080 × 1920 px) (1)A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão – PPG/UEMA, em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, e em conformidade com a Resolução n.º 1295/2017-CEPE/UEMA, tornam público o presente Edital para seleção de projetos e orientadores do Programa de Iniciação Científica do CNPq/UEMA/FAPEMA e PIBIC Ações Afirmativas do CNPq, no período das 00h do dia 21 de março de 2024 às 23h59 do dia 6 de maio de 2024, horário de Brasília – DF, na forma e nas condições contidas neste Edital.

OBJETIVOS

Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa.

Contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

INSCRIÇÃO

As inscrições estarão abertas no período das 00h do dia 21 de março de 2024 às 23h59 do dia 6 de maio de 2024 , para submissão on-line pelo SIGUEMA, conforme o disposto no presente Edital, no endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação . Observação: somente o orientador participará do processo seletivo. A indicação do bolsista dar-se-á após a divulgação do resultado final da seleção. Deverá ser realizada uma única submissão para cada projeto de pesquisa. Caso o proponente prefira submeter mais de um projeto de pesquisa, deverá realizar outra submissão.

Serão priorizados para concessão de bolsas os projetos que foram aprovados em agências de fomento e cuja vigência esteja compreendida no período da concessão da bolsa (setembro de 2024 a agosto de 2025).

EDITAL N.º 60/2024-PPG/UEMA-PIBIC

Anuência Chefe de Departamento PIBIC 2024-2025

Para facilitar o entendimento quanto a submissão do Projeto Interno e Externo, bem como o Cadastro do Plano de Trabalho, segue em anexo o vídeo-tutorial e manual de utilização explicativo.

Vídeo-Tutorial:

Pesquisa Docente – Submissão de Projeto Interno