Uema apresenta a coletânea “UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTO” PIBIC 2021/2022

UEMA-produzindo-conhecimentoA Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), apresenta a coletânea “UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTO”, ciclo 2021-2022.

A coletânea reúne trabalhos desenvolvidos por alunos da Iniciação Científica da Uema, que foram apresentados durante o XXXIV Seminário de Iniciação Científica – SEMIC, referente ao ciclo 2021-2022.

O SEMIC é uma ação de popularização, disseminação e promoção da ciência promovida pela Uema que, ao divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação, valoriza e prioriza a preparação de nossos jovens por meio da produção do conhecimento, para que sejam atores de destaque no esforço de melhorar os índices de desenvolvimento do Estado, trazendo mais qualidade de vida à nossa população.

O XXXIV SEMIC ocorreu no período de 05 a 09 de dezembro de 2022, no qual foram apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de Iniciação Científica, ciclo 2021/2022. O evento deste ano reuniu 604 trabalhos institucionais, sendo 519 do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), 09 do Programa Ações Afirmativas, 18 do PIBITI e 58 do Programa voluntário de Iniciação Científica.

A coletânea tem por objetivo reunir e divulgar trabalhos de elevada qualidade científica, realizados por discentes e seus orientadores docentes da Uema. Através do despertar pela vocação científica e o incentivo de talentos potenciais entre estudantes de graduação, a coletânea possibilita a publicação dos trabalhos resultantes de suas pesquisas. A publicação dos resultados reunidos em seções da Coletânea aumenta o envolvimento discente na produção científica da Universidade, colocando em evidência a ciência no estado do Maranhão.

Esta coletânea está organizada por áreas de conhecimento, dividida em oito seções:

Seção 1: Ciências Agrárias

Seção 2: Ciências Biológicas

Seção 3: Ciência da Saúde

Seção 4: Ciências Exatas e da Terra

Seção 5: Engenharias

Seção 6: Ciências Sociais e Aplicadas

Seção 7: Ciências Humanas

Seção 8: Educação, Linguística, Letras e Artes

Para ter acesso a Coletânea clique AQUI. Desejamos uma boa leitura e aquisição de conhecimentos!

Por: Karla Almeida