XXXV SEMIC – SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA

logo_SEMIC ARTE VECTOR2023corelvO XXXV Seminário de Iniciação Científica-SEMIC da Universidade Estadual do Maranhão fará parte da Semana Acadêmica 2023.

O Seminário de Iniciação Científica é uma ação de popularização, disseminação e promoção da Ciência promovida pela UEMA que, ao divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação, sob orientação dos docentes da Universidade, valoriza e prioriza a preparação de nossos jovens por meio do conhecimento, para que sejam atores de destaque no esforço de melhorar os índices de desenvolvimento do Estado, trazendo mais qualidade de vida à nossa população.

No exercício 2022-2023 a Coordenação de Pesquisa – PPG/UEMA vem promovendo a ampliação da participação de alunos e professores no Programa de Iniciação Científica. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PPG também busca incentivar a interiorização do PIBIC, uma vez que potencializar a pesquisa na graduação é um dos caminhos mais profícuos para a formação de futuros alunos dos Programas de Pós-Graduação.

O ciclo 2022/2023 do Programa de Iniciação Científica contempla, além do PIBIC (CNPq, FAPEMA e UEMA), os programas de PIBIC/Ações Afirmativas, o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). Assim, o evento deste ano reunirá 638 trabalhos institucionais, sendo 620 do Programa de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC Ações Afirmativas e PIVIC) e 18 do PIBITI.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) trabalha na contínua busca por estimular e incrementar a pesquisa em seus mais diversos segmentos dentro da Instituição. A difusão destas pesquisas no XXXV SEMIC atinge os objetivos de repercussão de seus resultados, necessários à comunidade acadêmica e à sociedade maranhense.

Clique aqui >> SEMIC UEMA 2023

• Consolidar o envolvimento discente na pesquisa e na produção científica;
  • Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação;
  • Divulgar conhecimentos produzidos por meio dos projetos de pesquisa, para a comunidade acadêmica e sociedade maranhense;
  • Incentivar a comunidade acadêmica a publicar os trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas.
  • Potencializar a formação de pesquisadores que poderão contribuir decisivamente para o fortalecimento da Pós-Graduação do Maranhão.

LOCAL

O evento será ONLINE. Todas as atividades (minicursos, oficinas e sessões de apresentações de trabalhos) serão em salas virtuais. Links serão disponibilizados na página do evento.

CLIENTELA

Professores, orientadores, pesquisadores, alunos, técnicos e administrativos da UEMA e de outras instituições, bem como interessados em geral.

PROMOÇÃO

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA