Mestrado em Educação da Uema propõe transformação na educação básica do Maranhão

Alunos-e-docentes-do-PPGEUEMA2A Universidade Estadual do Maranhão – Uema, desde 2019, oferta o Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação – PPGE, com aulas presenciais, de segunda à quarta-feira, no Campus de São Luís. Oferece 20 vagas por meio de editais publicados anualmente e já está na quinta turma, com 56 mestres.

“Temos um trabalho aqui na coordenação de envolvimento nas atividades dos nossos mestrandos e de nossos professores no desenvolvimento de pesquisas que se consolidam local, regional e nacional. Isso eleva a condição da universidade nesse campo da formação de docentes que também estão integrados em grupos de pesquisas nacionais e internacionais”, informou a coordenadora do programa, professora Ana Lúcia Duarte.

Ela ainda acrescentou: “O impacto com a qualificação desses professores na educação básica se torna evidente porque nós conseguimos ampliar o número de mestres que atuam nessa área. Essa, talvez, seja a maior contrapartida, o maior ponto de inserção social que a Uema pode dar para o Estado do Maranhão, quando formamos estes mestres que retornam para suas escolas com uma qualificação mais ampliada”.

De acordo com Ana Lúcia, o PPGE tem o objetivo de contribuir para qualificar e fundamentar a prática de professores, gestores escolares, gestores de sistemas de ensino e demais profissionais da educação, com vistas a compreender seu universo de atuação profissional e realizar intervenções que contribuam para a melhoria da qualidade da educação.

A professora explicou que o curso atenderá à formação de pessoal qualificado para a prática profissional competente e transformadora, mediada pelo método científico, cujo fulcro é habilitar profissionais para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação, no exercício da docência e da gestão educacional e escolar.

“Além disso, visa, também, a atualização permanente do conhecimento teórico-prático na pesquisa aplicada e na proposição de inovações e aperfeiçoamentos com vistas à solução de problemas relacionados aos diversos campos de saberes e de atuação profissional na educação básica, com o propósito de atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais, no âmbito nacional, regional e local”, informou.

Os estudos do programa priorizam as políticas e práticas de gestão educacional e escolar, em torno das seguintes temáticas: Gestão, Planejamento, Formação continuada de professores, e Práticas educativas escolares e não escolares. A formação no âmbito dessas temáticas, caracteriza-se pelo esforço epistemológico e metodológico de aprofundamento, na interface com o estudo da realidade social, política, econômica, cultural e tecnológica, bem como das reformas educacionais em nível global. As investigações nessa área de concentração se desdobrarão em torno de duas linhas de pesquisa: Gestão educacional e escolar, Formação de professores e práticas educativas.

Saiba mais AQUI.

Por Alcindo Barros