UEMA tem Mestrado em Saúde da Família aprovado

Cinza Claro Profissional Estático Citação Notícias Gerais Post para Instagram (1)instagram PPG: @uema.ppg

A Universidade Estadual do Maranhão finaliza o mês de julho com mais uma conquista: a aprovação do Mestrado Profissional em Saúde da Família pela Rede Nacional – PROFSAÚDE, representando a Região Nordeste, sob a coordenação da Profa.Dra.Joseneide Teixeira Câmara.

O curso acontecerá na modalidade semipresencial, abrangendo encontros presenciais e atividades a distância, sendo ofertado no Campus Caxias, com as seguintes linhas de pesquisa: 1) Atenção à Saúde, Acesso e Qualidade na Atenção Básica em Saúde; 2) Atenção Integral aos Ciclos de Vida e Grupos Vulneráveis; 3) Educação e Saúde: Tendências Contemporâneas da Educação, Competências e Estratégias; 4) Gestão e Avaliação de Serviços na Estratégia de Saúde da Família/Atenção Básica; 5) Informação e Saúde; 6) Pesquisa Clínica: Interesse da atenção Básica; 7) Vigilância em Saúde.

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, Marcelo Cheche, a aprovação do Mestrado cumpre duas importantes funções no processo de expansão na pós-graduação da instituição. “A primeira é a interiorização, sendo o segundo mestrado a funcionar no Campus Caxias. E o segundo aspecto é a importância da UEMA ter pela primeira vez um mestrado na área da saúde coletiva, porque é uma frente estratégica que oportunizará aos professores e alunos da região de Caxias um desempenho ainda mais aprofundado das suas atividades”, disse ele.

De acordo com a Coordenadora do Mestrado, Joseneide Teixeira, o curso além de contribuir para o aperfeiçoamento de vários profissionais que atuam na área da saúde, visa fortalecer o debate sobre a Atenção Primária no município, estado e país.

“Além disso, busca, por meio das inúmeras pesquisas, trabalhos, superar os desafios vivenciados para contribuir muito para pensar e propor uma Atenção Primária de alta qualidade para os contextos local e nacional”, destacou ela.

A Coordenadora, ainda, complementou: “Para a UEMA  é  de grande valia o Programa de Pós- graduação Stricto Sensu em Saúde da Família,  pois firma a UEMA e o Campus de Caxias, como polo de formação  em saúde no interior do Estado, firmando, também, parceria com várias IES, uma vez que mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída de 26 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz”.

O PROFSAÚDE tem a coordenação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e da FIOCRUZ, sendo oferecido por 26 instituições públicas de ensino superior.

O Mestrado tem o objetivo de formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão em Saúde da Família, assim como fortalecer as atividades educacionais de atenção à saúde, produção do conhecimento e de gestão em Saúde da Família nas diversas regiões do país.

Por: Paula Lima