UEMA tem Doutorado em Ensino aprovado

DOUTORADO-EM-ENSINO

A Universidade Estadual do Maranhão obteve aprovação de seu credenciamento, junto à Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), para a oferta de Doutorado em Ensino, a partir de março de 2024. O curso tem como área de concentração Ensino, Currículo e Processos de Ensino-aprendizagem, já as linhas de pesquisa são: Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática; Ensino, Currículo e Cultura; Ensino Tecnológico: práticas e construções curriculares.

Na UEMA, o curso funcionará no Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), em São Luís, sob a coordenação do professor Raimundo Brandão.

“Esse processo teve início no mês de fevereiro, quando foi apresentada à PPG a proposta de associação da UEMA à RENOEN. O Pró-reitor Marcelo, com o compromisso de contribuir com a expansão de cursos de Pós-graduação (Stricto Sensu), arregimentou a sua equipe de assessores para formalizar e encaminhar a proposta de associação, que foi aprovada”, explicou o professor Brandão.

Ele, ainda, complementou: “O Estado do Maranhão possui o mais baixo percentual de doutor para cada grupo de mil habitantes dos estados brasileiros. Então, este doutorado além de oferecer oportunidade para qualificação docente, poderá abrir portas para a vinda de outros em um futuro bem próximo, pois o compromisso da Universidade é com uma educação de qualidade e capacitação docente em todos os níveis e modalidades de ensino. E é uma alegria imensa, ainda mais sendo este o primeiro doutorado na área de Ensino no Maranhão”.

Para o Pró-reitor da PPG, Marcelo Cheche, a aprovação é de extrema importância, sendo este o sétimo doutorado da UEMA. “A RENOEN tem uma contribuição muito importante nessa área do ensino nas ciências. A proposta enviada pela UEMA para a rede foi avaliada e aceita e é com muita alegria que recebemos essa notícia. E agora é começar os preparativos e organizar tudo aqui na Universidade para que a primeira turma comece em março de 2024”, destacou ele.

O Maranhão é o 8º estado do Nordeste a integrar a RENOEN. O Edital com o total de vaga para ingresso ao doutorado em 2024 deverá ser publicado a partir do dia 25 de julho. Aguarde!

Sobre o Curso

O Doutorado em Ensino tem o objetivo de proporcionar o enriquecimento teórico e prático relativo ao ensino das ciências e matemática que impacte diversos atores sociais; além de discutir e desenvolver práticas pedagógicas em espaços formais e não formais de modo a estimular a autonomia formativa e a transformação dos processos educativos.

A ideia do curso é refletir sobre o papel das ciências e da matemática na modificação positiva do contexto histórico, social, cultural e ambiental da região; fomentar, a partir das ciências da natureza e da matemática, o pensamento crítico que contribua para a compreensão da diversidade cultural e modificação das inequidades sociais vigentes.

Sobre a RENOEN

A RENOEN reúne as seguintes instituições: Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE; Universidade Federal de Sergipe – UFS; Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; Universidade Federal do Ceará – UFC; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE; e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus de Vitória da Conquista) – UESB, que construíram uma proposta de Programa, visando proporcionar alternativas para oportunizar o acesso à formação em nível de excelência, a mestres que trabalham e não podem se afastar de suas atividades.

A criação do programa também possibilita a construção e consolidação de Núcleos de Estudos e Pesquisas em cada estado participante da Rede, promovendo a melhoria na qualidade do ensino e da pesquisa na região Nordeste. (Portal de Programas de Pós-Graduação (UFRPE).

Por: Paula Lima