UEMA é parceira do I Workshop de Agricultura Regenerativa Aplicada ao Sistema de Semeadura Direta

1O I Workshop de Agricultura Regenerativa Aplicada ao Sistema de Semeadura Direta acontece, dias 29 e 30 de junho, no Campus Balsas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A realização do evento é do Laboratório de Solos e Recursos Ambientais da UFMA, em parceria com algumas instituições, entre elas a Universidade Estadual do Maranhão, juntamente com o seu Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente – PPGAA.

O Workshop tem o objetivo de fomentar discussões sobre a importância e capacidade do sequestro de carbono no solo em áreas cultivadas com soja e milho sob sistema de semeadura direta (SPD), buscando o aumento da biomassa de cobertura e rotação de culturas na região produtora de grãos em Balsas. Além de demonstrar aos produtores e acadêmicos como a ação das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo são importantes agentes reguladores da qualidade do solo para o aumento dos estoques de carbono no solo.

A ideia é também demonstrar na prática (situação de campo), a relação mútua e dinâmica existente entre o manejo sustentável do solo, o sequestro de carbono e a produtividade de grãos em áreas sob SPD.

A programação conta com palestras de renomados pesquisadores da área, entre eles o Dr. Francisco Charles dos Santos Silva, professor da UEMA, que discorrerá sobre “Sensoriamento Remoto na Estimativa do Estoque de Carbono”.

Veja programação completa e faça a sua inscrição AQUI.

Por: Paula Lima