UEMA Pesquisa: Uma análise geocultural sobre a cultura do benzimento em povoado de Codó/MA

WhatsApp Image 2023-06-13 at 10.02.30

instagram: @uema.ppg

No Programa UEMA Pesquisa fique por dentro da pesquisa “Território de Benzimentos e Cura do Povoado KM 17, Codó/MA: Uma análise Geocultural”, fruto do mestrado da aluna Poliana dos Santos de Carvalho, com orientação do Prof.Dr.José Arilson Xavier.

Pretendida como uma análise geocultural, a pesquisa objetivou interpretar o território cultural dos benzimentos e de cura do povoado em tela. Combinando benzimento, fé e cura, o grupo cultural formado por benzedeiras e benzedores sustentam ali territorialidades simbólicas que denotam buscas relacionadas a desconfortos físicos e espirituais.

Os resultados alcançados indicam que o território de benzimentos e cura no povoado KM 17 tem significado e função que extrapolam os ensinamentos da medicina formal, estruturando-se numa espécie de medicina popular, cumprindo, assim, papel social relevante.

Por outro lado, ainda que reconhecendo o preconceito religioso, sobretudo, por conta da relação do povoado com Codó – uma cidade marcada pela presença de religiões de matriz africana, mal interpretada do ponto de vista religioso – os praticantes dos benzimentos só desejam continuar com seus costumes, mantendo suas convivências secretas com seus territórios de cura, invisibilizados por alguns, mas essencialmente vividos por eles.

Assista o programa AQUI.

Compartilhar.