UEMA tem doutorado em Geografia aprovado pela CAPES

O doutorado é o primeiro do Maranhão na área de Geografia

A Universidade Estadual do Maranhão começou a semana com uma excelente notícia: a aprovação do Doutorado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, sendo pioneiro no Maranhão.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, essa é a continuidade da expansão da pós-graduação stricto sensu da UEMA. “Recebemos a notícia da aprovação do doutorado em Geografia com muita alegria. É o sexto doutorado da UEMA. Nós continuamos vivendo essa expansão da pós-graduação stricto sensu na nossa Instituição. Esse é o resultado de um trabalho a longo prazo, que teve início na gestão anterior da Profa.Rita Seabra, que levou o Programa a alcançar a nota 04, podendo, assim, neste ano, pleitear o doutorado, conseguindo sua aprovação. Externo aqui meus parabéns à equipe do  Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, em especial ao Coordenador Prof.Luiz Carlos”, disse ele.

Para o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, Prof. Luiz Carlos Araújo dos Santos, essa é a materialização do êxito coletivo do corpo docente, discente, dos egressos e administração do Programa. “Soma-se também todo o suporte da administração superior da UEMA, em especial o Magnífico Reitor, Walter Canales, o pró-reitor da PPG, Marcelo Cheche, e toda sua equipe”, afirmou ele.

O coordenador, ainda, destacou, que o doutorado em Geografia irá promover a formação de pessoal no exercício das atividades relacionadas à ciência geográfica. “Dessa forma, podemos contribuir com a inteligibilidade do Maranhão, do Nordeste, da Amazônia e da Federação no fomento à pesquisa que colaborem, de um lado, com o avanço de políticas de reabilitação, preservação e conservação da paisagem, investindo em investigações baseadas na integração da sociedade com a natureza, e, por outro lado, com a diminuição das desigualdades socioterritorias, que marcam as escalas espaciais, tecendo as devidas críticas quanto à modernização do território”, ressaltou.

O reitor Walter Canales comemorou com grande alegria a notícia: “Grande satisfação com a notícia de mais um curso de doutorado da UEMA. Vamos dando passos seguros para formar uma verdadeira instituição de pesquisa. Parabenizo a todos que se comprometeram com esta missão de encaminhamento da proposta: PPG, docentes e técnicos. O Maranhão precisa de doutores e o Brasil de ciência!”.

O doutorado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, contará com duas linhas de pesquisa: Dinâmica da Natureza e Conservação e Dinâmicas Socioterritorias, Modernizações e Desigualdades.

Por: Paula Lima

Compartilhar.