PPG/UEMA discute a importância da iniciação científica nos campi da Universidade

imgppg0418

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão realizou, durante os meses de abril e maio, a ação “PPG nos Campi”. Na oportunidade apresentou o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, com inscrições abertas até o dia 19 de maio; e, também, o mais novo programa da instituição, o Primeiro Passos na Ciência, dando a oportunidade aos professores substitutos desenvolver seus projetos de pesquisa, juntamente com seus alunos.
“O objetivo das visitas foi esclarecer para professores e alunos a importância da iniciação científica e tirar dúvidas sobre o funcionamento desses dois editais, o calendário dos dois e também motivá-los a participar a partir dessas iniciativas da PPG”, explicou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche.
A equipe da PPG passou por 19 campi: Presidente Dutra, Colinas, São João dos Patos, Grajaú, Balsas, Barra do Corda, Itapecuru Mirim, Coroatá, Pinheiro, São Bento, Caxias, Timon, Codó, Coelho Neto, Santa Inês, Bacabal, Pedreiras, Lago da Pedra e Zé Doca.
Para a professora Juliana Maria Trindade, do Campus Lago da Pedra, a visita dos membros da PPG ao campus foi de fundamental importância tanto para docentes quanto para imgppg0318discentes e gestores estarem ainda mais próximos dos pilares institucionais, no que concerne à pesquisa.
“Destaco aqui, o Programa Primeiros Passos na Ciência, que abre oportunidades para os professores substitutos também, assim como nós efetivos, orientarem os graduandos em pesquisas científicas. Todos ganham: professores contratados e discentes que passam a ter mais oportunidades de se desenvolverem enquanto profissionais. E como professora efetiva, que orienta atualmente graduandas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pelo PIBIC, sinto-me lisonjeada em ter a PPG, esse suporte tão próximo, ao mesmo tempo em que recebo as informações e atualizações dos membros desta pró-reitoria. Essa visitação nos traz mais incentivo para seguirmos adiante com nossa missão de formar pesquisadores”, disse ela.
De acordo com a Diretora do Campus Zé Doca, Elijames Moraes, “foi um encontro esclarecedor sobre as ações que envolvem os Editais de iniciação científica, e o Programa Primeiros Passos, que lança oportunidades aos docentes temporários para desenvolverem trabalhos no âmbito da pesquisa com direto a um bolsista-acadêmico por projeto. Professores e discentes do Curso de Letras e Biologia estiveram presentes no encontro, no qual foi possível esclarecer dúvidas relacionadas aos programas e editais em andamento”.
imgppg0218PIBIC
O PIBIC objetiva estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da UEMA, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa e contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

Ao divulgar o Edital do PIBIC, segundo o pró-reitor, o objetivo é atender uma política a ser desenvolvida nesses próximos quatro anos, que trabalha com três propósitos.

“O primeiro deles é o aumento do número de professores orientando bolsas de iniciação científica, hoje são 269 e a ideia é chegar ao número de 300. Outro ponto tem a ver com a demanda qualificada em relação às bolsas existentes. No último edital, por exemplo, foram 811 planos de trabalho para 531 bolsas. Esperamos para esse e para os próximos anos chegar a aproximadamente mil planos submetidos. Por fim, o terceiro desafio é da interiorização dessas bolsas. Temos hoje um percentual de 31% de bolsas fora de São Luís e o propósito é chegar a um percentual próximo aos 45%”, destacou ele.
Primeiros Passos na Ciência
imgppg0118
O mais novo programa da UEMA é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. O objetivo é induzir a interiorização das atividades de iniciação à pesquisa entre os discentes, além de integrar professores seletivados em atividades de pesquisa na Instituição.
“Esse programa complementa uma política de incentivo às atividades de pesquisa da UEMA, já que ele atende os campi da Universidade que tenham uma maioria de professores substitutos e que até esse momento não poderiam exercer esse tipo de atividade, logo prejudicando os alunos. Esse foi um momento inicial de apresentação. Ele começa com 100 bolsas e a expectativa é de que a demanda seja grande, esperamos contar com números expressivos de planos de trabalho e, se for o caso, darmos início às tratativas junto a administração superior para uma futura expansão do programa”, destacou Marcelo.
De acordo com a Coordenadora do Programa, Sandra Moreira, “a receptividade foi muito boa em todos os campi. Professores e alunos muito atentos e participativos. Foi interessante que, mesmo o programa sendo para professores substitutos, muitos professores efetivos participaram com perguntas. Isso mostrou um bom engajamento e dinâmica dos campi. Todos preocupados com a pesquisa e a repercussão disso nos campi. Outro fato bem legal foi a participação dos alunos. Eles não ficaram só assistindo, mas questionaram e sugeriram”.