UEMA reúne um rico acervo de Tecidos Biológicos e DNA da Fauna Maranhense

IMG_2163 2As coleções biológicas constituem valiosas fontes de informações acerca da biodiversidade, servindo assim para diversos campos de pesquisa. Com o avanço da genética, despertou-se a necessidade para a criação de coleções de material genético, compostas de amostras de tecidos e/ou do DNA. Assim nasceu a Coleção de Tecidos e DNA da Fauna Maranhense da Universidade Estadual do Maranhão – CoFauMa. A iniciativa teve início no ano de 2008 e está ligada ao Departamento de Biologia e ao Curso de Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UEMA.

IMG_2129“Tendo em vista que a maior parte das coleções brasileiras está distribuída nas regiões Sul e Sudeste, o projeto visa amostrar a fauna silvestre do Maranhão e regiões de entorno do estado, recolhendo especialmente tecidos biológicos e coletando, quando possível, animais inteiros”, explicou a curadora da CoFauMa, Profa.Dra.LígiaTchaicka.

Ela, ainda, complementou: “As coleções biológicas têm uma grande importância na obtenção de informações sobre a biodiversidade de uma determinada região, sendo ela existente ou extinta. Além disso, é uma rica fonte de pesquisa principalmente para medidas de conservação e conhecimento da ecologia e histórico de vida de um determinado táxon”.

WhatsApp Image 2023-05-10 at 14.54.10A CoFauMA abriga uma amostra significativa da diversidade faunística maranhense e tem potencial para ampliar sua abrangência. A Coleção recebe material advindo de trabalhos de pesquisas e também de monitoramentos ambientais realizados por empresas de consultoria, atendendo hoje cerca de 15 diferentes prestadoras deste serviço. Para identificar adequadamente os organismos, trabalham como voluntários na Coleção 5 pesquisadores doutores e 6 mestres.

As amostras são utilizadas para pesquisas dos estudantes de pós-graduação e graduação da UEMA, assim como de outras universidades, como Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e até do Uruguai.

Atualmente, a CoFauMA conta com aproximadamente 15 mil tombos dos mais diversos grupos, que vão desde mamíferos a répteis, anfíbios, peixes e diversos grupos de invertebrados, que se originam dos diferentes ambientes ao longo de todo o Maranhão e estados vizinhos.

WhatsApp Image 2023-05-10 at 14.54.10 (1)“Então, representa um documentário muito significativo da biodiversidade do Estado do Maranhão. Uma contribuição muito importante da Coleção é a formação de profissionais voltados à conservação e estudo da biodiversidade”, destacou a Profa.Lígia.

Como complemento e aumento da participação dos alunos, ligada a CoFauMA existe uma disciplina optativa oferecida no curso de Ciências Biológicas,  chamada Coleções Biológicas, na qual são tratados conceitos teóricos das grandes coleções, dando aos alunos a oportunidade de desenvolver atividades na Coleção.

“Além disso, todos os anos recebemos entre 5 e 10 estagiários que trabalham conosco na Coleção, aprendem todas as técnicas de preparação e tombamento de material, identificação e fazemos periodicamente seminários, palestras e projetos de extensão ligados a essa iniciativa”, finalizou Tckaika.

Por: Paula Lima

Fotos: Andriolli Araújo