PRÉ-SEMIC 2023 é realizado no Campus Caxias

IMG_PSCX231Na sexta-feira, 5 de maio, ocorreu, no Auditório Leôncio Magno, diversas salas e no Anexo Saúde do Campus Caxias, o Seminário Prévio de Iniciação Científica 2023, PRÉ- SEMIC.  O Seminário é realizado pela PPG (Pró –Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação).

A Direção do Campus Caxias participou integralmente das atividades desenvolvidas, dando total apoio, a fim de que o evento fosse realizado com êxito.

O Coordenador das atividades e representante da PPG no Campus Caxias, Prof. Dr. Emanoel Pires, falou sobre o evento: “Foram feitas quase 150 apresentações, reunindo trabalhos de Caxias, Codó, Timon, Presidente Dutra, Pedreiras e São João dos Patos. O PRÉ-SEMIC é um momento muito importante para que bolsistas e voluntários possam mostrar à comunidade o andamento de suas pesquisas e ter uma avaliação inicial, bem como sugestões para aprimorar os trabalhos. Essa ação envolve não só um enorme número de alunos e monitores, como também professores avaliadores, sem os quais não seria possível realizar o evento”, ressaltou.

Img-PSCX232O aluno Marcos Vinícius, bolsista da FAPEMA, cursa Ciências Biológicas no Campus Caxias e opinou: “O PRÉ-SEMIC é muito importante, justamente para diferir e difundir o conhecimento sobre as pesquisas que são feitas aqui no Campus. Mostramos para a comunidade que nós estamos evoluindo e fazendo boas pesquisas. Em eventos assim mostramos o que está acontecendo para a população, não mostramos apenas para a comunidade acadêmica”, explicou.

Entre os trabalhos apresentados podemos citar:

“Conhecimentos tradicionais e agricultura familiar para segurança e soberania alimentar em Caxias-MA”, acadêmico João Marcelo Coutinho Siqueira, do Curso de Ciências Sociais Campus Caxias;

Retorno presencial: condições de trabalho dos docentes e de estudo dos discentes do Curso de Pedagogia do Curso de Timon da UEMA”, de Josenildo Sousa da Silva;

DNA Barcoding da ictiofauna da Bacia do Rio Munim – MA, de Luana da Silva Pereira;

Representações dos corpos marcados na imprensa digital: os casos de feminicídio (in)visibilizados na Região Nordeste”, de Adrielly Suryane da Silva Oliveira;

Estágio supervisionado e o processo de ensinar e aprender durante a pandemia”, de Giovanna Morais de Jesus.

O aluno David Lucas, do Campus de Presidente Dutra, falou: “Estou no 6º período do Curso de Letras. Tenho que melhorar alguns aspectos, como a questão do tempo para a apresentação e o uso de determinadas expressões para serem utilizadas durante a fala. No geral, o meu projeto está bem encaminhado e acredito que foi positivo”, finalizou.

Os bolsistas realizam pesquisas através da PIBIC/ CNPq/ FAPEMA/ UEMA/ AF e PIVIC.

Por Emanuel Pereira