Professor e aluno da UEMA publicam artigo sobre o câncer de mama em revista internacional Qualis A1

imgppgIQ1O Professor Doutor Alisson Augusto Azevedo Figueiredo, do Curso de Engenharia Mecânica/DEMEC, e seu aluno Tarcio Cardoso Barros, publicaram o artigo “Three-dimensional numerical evaluation of skin surface thermal contrast by application of hypothermia at different depths and sizes of the breast tumor”, na revista Computer Methods and Programs in Biomedicine, com classificação Qualis A1. Tal classificação é somente para periódicos de excelência internacional, sendo o nível máximo da CAPES.

O artigo trata do câncer de mama, uma doença maligna que acomete várias pessoas ao redor do mundo, e para rastreamento existem diversas técnicas, sendo a mamografia a mais difundida, entretanto, apresenta limitações para a sua utilização. Dessa forma, outras técnicas surgem como promissoras para rastreamento precoce, por exemplo, a termografia infravermelha, que utiliza conceitos de transferência de calor.

Neste trabalho, foram analisados diferentes tamanhos e profundidades de tumores em uma geometria 3D da mama, aplicando diferentes procedimentos de hipotermia, usando o software comercial COMSOL Multiplhysics. Foi adotado o conceito de termografia ativa, simulando uma compressa em gelo, em etapas bem definidas como aclimatação, hipotermia e recuperação térmica.

imgppgIQ2“Os resultados obtidos foram utilizados para analisar o contraste térmico existente entre as mama com e sem tumor. Os contrastes térmicos em tumores superficiais, para todas as hipotermias, resultaram em melhorias nas termografias. Para tumores menores, pode ser necessário o uso de câmeras termográficas sensíveis e de alta resolução para adquirir essa alteração térmica”, explicou o professor Alisson.

O professor destacou a satisfação em publicar o seu primeiro artigo científico em parceria com um dos seus alunos de graduação. “Como professor universitário, sempre tive como objetivo incentivar e orientar meus alunos em projetos de pesquisa e, com o tempo, aprimorar minhas próprias habilidades como pesquisador. Em 2021, iniciei esse projeto de pesquisa com o aluno de graduação Tarcio. E quando o nosso artigo foi aceito para publicação foi uma sensação indescritível ver nosso trabalho impresso em uma revista científica respeitável e reconhecido pelos nossos colegas da área. Foi uma grande vitória para nós dois como pesquisadores, e como professor e aluno”, ressaltou ele.

Para o aluno Tarcio, a satisfação é enorme me publicar seu primeiro artigo científico internacional, qualis A1. “Como estudante de graduação, sempre tive um grande interesse em pesquisas e projetos científicos. No entanto, nunca pensei que um dia eu pudesse ter a oportunidade de ter um artigo publicado em uma revista científica. O processo de pesquisa e escrita do artigo não foi fácil, mas foi extremamente enriquecedor. Passei horas lendo artigos e pesquisando informações para garantir que o artigo fosse original e bem fundamentado. Além disso, também recebi a orientação do meu orientador de pesquisa, que me ajudou a refinar meu artigo e torná-lo mais coerente. Publicar meu primeiro artigo científico foi uma experiência emocionante e desafiadora. Acredito que todos os estudantes deveriam ter a oportunidade de se envolver em projetos de pesquisa e ter a chance de publicar seus trabalhos. Espero que minha experiência possa inspirar outros alunos a perseguir seus sonhos acadêmicos”, realçou o aluno.

Acesse o artigo publicado AQUI.