Pró-reitor da PPG/UEMA participa do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – região da Amazônia Legal

ppgimgfopropO Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, Prof.Marcelo Cheche, participou, de 03 a 05 de maio, do Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop) da região Norte e Amazônica, composto pelo必利勁
s estados do Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O evento aconteceu no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, com o objetivo de discutir as necessidades e diretrizes da Pesquisa e da Pós-graduação no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), visando à consolidação de uma pauta que responda aos desafios comuns da região.

A programação do primeiro e do terceiro dia do evento foram dedicados à Pesquisa e o segundo dia à Pós-graduação.

imgfoprop2“É fundamental esse Fórum porque é um espaço em que se discute as estratégias de combate às desigualdades do sistema nacional de pós-graduação, pensando, por exemplo, as formas desse sistema se desenvolver em estados como o Maranhão num ritmo de aceleração maior do que das outras regiões que já tem o sistema mais consolidado. Então, o  Foprop é essa instância que discute recursos, caminhos e estratégias para o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação para a Amazônia Legal”, disse o pró-reitor Marcelo Cheche.

Além dos representantes das instituições, ainda estavam presentes a Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), Mercedes Bustamante; o Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Odir Dellagostin; e a Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcia Barbosa.

Entre os assuntos discutidos neste ano, estavam: AAmazônia e a definição de áreas estratégicas parapesquisaO FNDCT e o financiamento da infraestruturasna Amazônia Legal; A Pós-Graduação no Século XXI eas perspetivavas do novo perfil pós-graduandos; Programas Estratégicos no Combate as AssimetriasRegionais; Perspectivas sobre a Avaliação Quadrienal2021-2024 e o fortalecimento do Ensino de Pós-Graduação na região Amazônica; Além de debates doPlano Regional.

FOPROP

Criado há 33 anos, o FOPROP é composto por representantes de 248 instituições de ensino e de pesquisa associadas. O Fórum tem, entre outras ações, a missão de propor às agências de fomento nacionais, regionais e estaduais a adoção de políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação no país, além de colaborar com as associações de dirigentes universitários e outras entidades cujo foco é o desenvolvimento do setor.