PPG/UEMA apresenta Programa Primeiros Passos na Ciência nos campi Pinheiro e São Bento

ppg1A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG, apresentou, nesta semana, o mais novo programa da Instituição, o Primeiros Passos na Ciência, nos campi Pinheiro e São Bento.

“O objetivo do Programa é induzir a interiorização das atividades de iniciação à pesquisa entre os discentes, além de integrar professores seletivados em atividades de pesquisa na UEMA, já que ele atende os campi da Universidade que tenham uma maioria de professores seletivados e que até esse momento não poderiam exercer esse tipo de atividade, logo ppg2prejudicando os alunos”, explicou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche.

Para a Diretora do Campus São Bento, Isabela Pinho de Lucena, o Programa vem oportunizar ao Campus de São Bento, hoje atendido exclusivamente por professores seletivados, a participação e o desenvolvimento de projetos de iniciação à pesquisa científica de forma institucionalizada. “E com isso dar a oportunidade de conceder ao aluno uma bolsa que poderá contribuir não só para o seu desenvolvimento e trajetória acadêmica, mas também para sua permanência no curso. Ficamos muito satisfeitos com a sensibilidade da gestão superior, através da PPG, e pelo pioneirismo desse programa em atender ao anseio dos professores não efetivos, que desejam desenvolver seus projetos e proporcionar essa descentralização da pesquisa na UEMA”, destacou ela.

ppg3

O Programa foi aprovado, no mês de março, pelo Conselho de Administração da Universidade Estadual do Maranhão – CAD/UEMA e será implantado a partir de julho, com um valor fixo mensal de R$700,00, sendo inicialmente 100 bolsas.

ppg4