UEMA é destaque em ranking internacional de produção científica

PPGAD23A Latin America Top 10.000威而鋼
Scientists – “AD Scientific Index 2023” registra 42 pesquisadores de diversas áreas da Universidade Estadual do Maranhão no ranking internacional, estando eles na lista dos cientistas mais influentes do mundo.

A ferramenta é um sistema de classificação que apresenta a produtividade total e dos últimos cinco anos dos pesquisadores, conforme sistema de pontuação e número de citações no Google Acadêmico. Sendo assim, o registro é feito a partir de informações que o pesquisador disponibiliza na internet e do uso que é feito dessas informações.

“Temos acompanhado esse ranking desde a sua instituição e é notório o crescimento dos indicadores referentes à UEMA”, disse o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche.

A professora Karina Biondi foi uma das citadas no ranking. “Eu fico muito contente por estar entre os pesquisadores da UEMA citados no AD Scientific Index. Sempre digo para meus alunos que o conhecimento que geramos não pode ficar guardado ou restrito a relatórios de circulação restrita. Precisa ser publicado, exposto, precisa circular e ser debatido, colocado à prova. E quanto mais circulamos o que produzimos, mais entramos nos debates públicos e científicos, nos inserimos em redes de troca e colaboração, em um circuito de produção mais amplo de conhecimento. Acredito que a repercussão do meu trabalho vem um pouco daí”, destacou ela.

O professor Jadson Pinheiro recebeu a notícia com surpresa. “Eu tive uma grata surpresa de ser citado dentre o rol de pesquisadores da UEMA como um dos mais produtivos. Fiquei muito feliz. Recebo a notícia com uma esperança de que nosso trabalho está dando certo. Temos muitos desafios ainda para que continue evoluindo e contribuindo com o desenvolvimento das pesquisas de extensão da UEMA. E isso mostra também que as parcerias estão dando certo, tanto as dos alunos, que se empenham e se envolvem, de outros professores, quanto das parcerias interinstitucionais”, ressaltou ele.

Confira a lista de pesquisadores:

1. Tadeu Gomes de Oliveira
  40. Ana Cristina Carvalho
  41. Gilson Martins Mendonça
  42. Michel Hudson Rodrigues Guimarães Sousa

O ranking pode ser acompanhado AQUI.