UEMA realiza II Colóquio de Geografias Fora do Eixo e Decolonialidade

WhatsApp Image 2023-03-29 at 14.17.20A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, em parceria com os programas de pós-graduação em Geografia da UNB e em Sociedade, Cultura e Fronteiras da UNIOSTE, realiza o II Colóquio de Geografias Fora do Eixo e Decolonialidade, de 26 a 28 de abril, no CECEN.

O evento marca a abertura dos debates dos pesquisadores à sociedade acadêmica, visando alargar a visão, incorporando novos olhares que compactuem com a construção de uma ciência reflexiva, cujas bases assentem-se no território colonizado, portanto, ávido por se libertar dessa amarra colonial, por isso decolonial.

De acordo com o Coordenador do Colóquio, Prof.Claudio Eduardo, os debates propostos nesta edição aprofundarão esse debate geográfico com a força de enfrentar a visão colonial da Ciência Geográfica, sob o olhar das gentes latino-americanas.

WhatsApp Image 2023-03-30 at 14.08.52“O evento tem espaço para os que se inscreveram apresentarem suas propostas no sentido da construção dessas bases de Ciência no nosso território, da nossa gente, do nosso lugar-território, sem desconsiderar a epistemologia existente, mas visando descolar-se dela no que tange às respostas ao nosso mundo”, explicou ele.

A submissão dos trabalhos será até o dia 07 de abril. Os resumos deverão ser enviados para o e-mail: fooradoeixogeografia@gmail.com, após o preenchimento do formulário e pagamento de inscrição.

Programação completa e mais informações AQUI.

Grupo Fora do Eixo

A iniciativa da realização do Colóquio, desde a sua primeira edição, é de um grupo de pesquisadores chamado ‘Fora do Eixo’, que iniciou uma reflexão em 2020 e realizou o I Colóquio em 2021, originando um livro intitulado livro “Geografias fora do eixo: por outras geografias feitas com práxis territoriais”.

“Essa reflexão acaba sendo, portanto, política, sobre a práxis de pesquisa acadêmica e de interpretação dos fenômenos e processos geográficos, considerando sua pluridimensionalidade e transversalidade, ou seja, a íntima relação desse debate com a cotidianidade”, explicou um dos coordenadores do grupo, Prof.Marcos Saquet.

Faz parte do grupo, além da UEMA, a Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade de Brasília (UNB); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu; Universidade Estadual Paulista (UNESP-PP); Universidad Nacional de La Plata-Argentina; Universidad de la Amazonía-Colômbia; Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICETRO-PR); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O livro citado pode ser encontrado AQUI.