Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA visita os campi de Caxias, Timon, Codó e Coelho Neto

Nesta semana, a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) visitou os campi de Caxias, Timon, Codó e Coelho Neto.

A equipe era composta pelo Pró-Reitor da PPG, Prof.Marcelo Cheche; o Pró-Reitor Adjunto, Prof.Fábio Figueiredo; o Coordenador do Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação (PROQUALIT), Prof. Tiago Ferraz; a Coordenadora do Programa Primeiros Passos na Ciência, Profa.Sandra Moreira; e o Assessor de Interiorização da PPG para a Região dos Cocais, Prof.Emanuel Pires.

“O objetivo foi mostrar as ações do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), como se inscrever, sua importância e como está o andamento, além de apresentar o mais novo programa da PPG: Programa Primeiros Passos na Ciência,  voltado para professores seletivados nos campi que têm acesso restrito ao PIBIC, por falta de professores efetivos orientadores. Uma inclusão desses professores nos editais da PPG. Foram dias construtivos e de muita importância para a pesquisa da universidade”, explicou o Pró-Reitor, Prof.Marcelo Cheche.

As reuniões envolveram professores, pesquisadores e alunos.

De acordo com a Profa.Sandra, “a pesquisa de iniciação científica é o primeiro contato que os alunos têm com o mundo da pesquisa. Ele é inserido no mundo em que o seu professor habita. A UEMA, o CNPq e a Fapema fomentam o PIBIC. Na PPG temos também o PIBIC Ações Afirmativas, voltado para os alunos que tiveram acesso à universidade por ações afirmativas da instituição, como cotas, por exemplo. O PIBIC contribui para a formação de recursos humanos para a pós-graduação. O aluno que faz iniciação científica tem mais facilidade para escrever o TCC”.

Ela, também, detalhou mais sobre o novo programa: “O programa Primeiros Passos da Ciência tem como principal objetivo viabilizar as atividades de pesquisa em todos os campi da UEMA. As atividades iniciarão a partir de julho e abrangerão  os campi com a maioria de professores seletivados. Então, as visitas foram produtivas e o programa foi muito bem aceito em todos eles”.

Em Caxias, a equipe, ainda, apresentou a avaliação do Programa de Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS), que é ofertado no Campus.

“Tivemos uma ação de apresentação dos dados da Sucupira da avaliação quadrienal 2017-2020 da CAPES. Trabalhamos todos os pontos da ficha, a produção intelectual e critérios para uma PCN do Doutorado do Programa de Biodiversidade de Caxias. O conceito foi elevado para 4 e agora permite que o Programa faça a solicitação junto à CAPES do curso de Doutorado. Agora devem ser seguidos os critérios para a submissão, em novembro, dentro do calendário da CAPES. Será o primeiro doutorado de Caxias e região”, destacou o Coordenador do PROQUALIT, Tiago Ferraz.

Fotos: