Pesquisa da UEMA sobre ensino bilíngue de estudantes surdos é destaque em revista científica

Com o tema “Recursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes Surdos”, a mestranda Lílian de Sousa Sena, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), publicou o artigo na revista Qualis A1, Educação & Realidade, que contempla periódico com maior reconhecimento científico.

De acordo com Lílian de Sousa, a pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística.
“Os resultados da pesquisa demonstram a importância de propiciar o diálogo entre tecnologias, ensino e inclusão nos espaços escolares. Os jogos, apesar de não necessitarem de internet, trazem a linguagem do digital para a sala de aula e despertam nos estudantes surdos a vontade de interagir e aprender mais”, disse Lílian.
Ainda segundo a pesquisadora, este é um artigo que pode servir de base para outros pesquisadores, tendo em vista que em uma revista Qualis A1, a abrangência é maior, assim, mais pessoas terão acesso.
Para a orientadora do artigo, Ilka Serra, no aspecto de formação de professores na atuação da educação inclusiva, a primeira turma do mestrado sai com frutos de suma importância, tendo em vista que o artigo é fruto de uma dissertação de mestrado da aluna Lílian de Sousa.
“Nós temos uma grande expectativa que muitos professores possam vir a ser privilegiados de ter um artigo dessa natureza, consequência de um processo de imersão dentro da escola, porque todos esses recursos e ferramentas tecnológicas foram testados e apresentados dentro escola que tinham professores e alunos surdos. Nosso grande objetivo é que esse artigo possa vir subsidiar a formação de outros professores, a inclusão de outros alunos surdos e que a gente tenha uma educação cada vez mais pautada no aspecto da qualidade e da inclusão propriamente dita”, ressaltou Ilka Serra.

Por: Stella Gonçalves