UEMA e Fapema discutem mais investimento em pesquisa durante reunião

A Universidade Estadual do Maranhão e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) reuniram representantes, nesta segunda (13). Na ocasião, discutiram sobre a continuação da parceria já existente na gestão anterior da Fundação, fortalecendo-a ainda mais.

WhatsApp Image 2023-03-13 at 21.10.14Na pauta vários temas, entre eles: Programa de Residência Agrária, Residência Tecnológica de Engenharia e Arquitetura, Programa MED Saúde, Programa de Bolsas de Apoio Técnico Institucional – BATI, Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIT, Programa de Qualidade Total para os cursos de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROQUALIT e muitas outras temáticas.

De acordo com o reitor Walter Canales, essa foi uma visita de aproximação institucional com a nova gestão da Fapema. “Dessa forma, pudemos colocar para o presidente da Fapema as ações que estão em andamento, situando-o melhor. Apresentamos algumas demandas e alguns projetos e editais, que possam melhorar esse relacionamento e reverter para um maior desenvolvimento do Estado do Maranhão”, disse o reitor Walter Canales.

WhatsApp Image 2023-03-13 at 21.10.14 (1)Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, essa foi uma janela importante de aproximação. “As demandas se renovam a cada gestão, a cada momento da Universidade. E essa reunião foi uma oportunidade de apresentar ao professor Nordman programas, projetos, projeções e expectativas da UEMA em relação a sua gestão”, ressaltou ele.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou a importância da parceria para o crescimento da Universidade. “Vamos tentar nos organizar e ajudar nesse ano de 2023 no crescimento da nossa Universidade. Quanto mais ela cresce, melhor para o Estado. Então, sinto-me entusiasmado para fazer as coisas andarem e funcionarem. A parceria continua firme e forte”, afirmou.

WhatsApp Image 2023-03-13 at 21.10.10Além dos já citados, ainda estiveram presentes na reunião, o Vice-reitor, Paulo Catunda; o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Fábio Figueiredo; o Coordenador do PROQUALIT, Tiago Ferraz; a Coordenadora de Pós-Graduação, Nancyleni Chaves; a Pró-Reitora de Graduação, Monica Piccolo; o Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Nicodemos Araújo; a Assessora de Planejamento da Fapema, Adriana Carvalho.