Pesquisadores do Hospital Veterinário da UEMA realizam estudo sobre Leptospirose na Ilha de São Luís

Leptospirose-2Um importante estudo desenvolvido no Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) atesta a incidência de Cães e Gatos contaminados por Leptospirose, principalmente nos períodos chuvosos, na Ilha de São Luís.

O estudo, que tem a coordenação da professora Lenka de Morais Lacerda, do departamento de Patologia, do Curso de Medicina Veterinária da UEMA, conta com a participação do co-autor do projeto, Hamilton Santos, da aluna bolsista, Anny Gabrielly e do aluno voluntário, Marcos Lacerda.

A leptospirose é uma doença infecciosa, com sintomas de mucosas amareladas (icterícia), vômito, febre, urina concentrada, apatia e falta de apetite. É potencialmente grave, causada por uma bactéria chamada Leptospira. Embora seja considerada uma zoonose, ou seja, uma doença de animais, essa infecção afeta também o homem, que se contamina, sobretudo, por meio do contato com a urina ou sangue de animais infectados.

Leptospirose-3

Conforme explica a professora Lenka, a pesquisa faz parte de um estudo de rotina clínica do HVU da UEMA. “A orientação é que os proprietários   busquem um médico veterinário capacitado para o diagnóstico e o tratamento que o animal precisa. Além disso, devem estar atentos para as recomendações, principalmente com relação aos cuidados e condições sanitárias do meio ambiente em que vivem esses animais”, esclarece.

Na visão da aluna Anny Gabrielly, o importante nesse trabalho é conscientizar o tutor de que o animal afetado precisa de atenção e tratamento de forma correta. “A doença é uma zoonose, uma patologia que pode ser passada para o ser humano”, afirma a estudante do 7º período de veterinária.

Os roedores são os portadores definitivos, infectam-se, mas não desenvolvem a doença e tornam-se disseminadores da bactéria no meio ambiente, através da urina, contaminando o solo e alimentos, atuando como fonte imediata de infecção.

Por: Alcindo Barros

Instagram: @uema.ppg