XXXIII SEMIC UEMA – Seminário de Iniciação Científica

semic img novoO XXXIII Seminário de Iniciação Científica – SEMIC da Universidade Estadual do Maranhão faz parte da Semana Acadêmica 2021. Neste ano, ainda em decorrência da pandemia COVID-19, o SEMIC será realizado exclusivamente online.

O XXXIII Seminário de Iniciação Científica-SEMIC da Universidade Estadual do Maranhão é uma ação de popularização, disseminação e promoção da Ciência promovida pela Instituição que, ao divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação, sob orientação dos docentes da Universidade, valoriza e prioriza a preparação de nossos jovens por meio do conhecimento, para que sejam atores de destaque no esforço de melhorar os índices de desenvolvimento do estado, trazendo mais qualidade de vida à nossa população.
O ciclo 2020/2021 do Programa de Iniciação Científica contempla, além do PIBIC (CNPq, FAPEMA, UEMA), os programas de PIBIC/Ações Afirmativas, o Pro犀利士
grama de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
Assim, o evento deste ano reunirá 579 trabalhos do Programa de Iniciação Científica (bolsistas e voluntários), 12 do Programa Ações Afirmativas, 19 do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) trabalha na contínua busca por estimular e incrementar a pesquisa em seus mais diversos segmentos dentro da Instituição. A difusão das pesquisas no SEMIC atinge os objetivos de repercussão de seus resultados, necessários à comunidade acadêmica e à sociedade maranhense.
Desta forma, a divulgação dos resultados de pesquisa dos bolsistas e voluntários ocorrerá em formato de fórum online, composto pelos resumos expandidos, organizados em seções, conforme Área e/ou subárea de conhecimento e serão disponibilizados para que sejam lidos tanto pela comissão avaliadora, quanto pelos participantes do evento.
As perguntas serão realizadas na caixa de comentários, abaixo de cada texto publicado. Não há limites para as perguntas. Todavia, deverão ser realizadas até o dia 09 de dezembro de 2021.
Cabe ao aluno bolsista ou voluntário responder as questões apresentadas na página em que seu resumo expandido será exibido, até o dia 10 de dezembro de 2021.
A Comissão organizadora do SEMIC fará o acompanhamento online destas atividades. No final do evento, os textos serão publicados nos Anais do Evento, disponibilizados na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

SEMIC ARTE VECTOR2021.2corelv