Uema realiza II Mostra de Pós-Graduação e 37º Seminário de Iniciação Científica durante a Semana Acadêmica 2025


Por em 13 de novembro de 2025



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A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realiza, nesta terça-feira (11), as atividades da II Mostra de Pós-Graduação e a continuação do 37º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), no prédio do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), no Campus Paulo VI, em São Luís. As ações integram a programação da Semana Acadêmica Uema 2025, que ocorre de 10 a 14 de novembro nos campi de São Luís, Bacabal, Caxias e Balsas, com o tema “Economia sustentável diante das mudanças climáticas”.

O SEMIC, em sua 37ª edição, demonstra o compromisso da Uema com a formação científica e acadêmica de seus estudantes, promovendo a divulgação, socialização e avaliação das pesquisas desenvolvidas nos programas de iniciação científica. O evento hoje é consolidado como um espaço de estímulo à troca de experiências e de fomento à cultura da pesquisa na instituição.

A II Mostra de Pós-Graduação, promovida por meio do Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação (Proqualit) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), busca fortalecer a integração entre os programas de mestrado e doutorado da universidade, incentivando o intercâmbio de experiências e a divulgação das produções científicas.

Com exposições de banners, apresentações orais e avaliação de trabalhos, a programação valoriza a produção científica da Uema e reforça o papel da pesquisa no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios do século XXI, em sintonia com o tema da Semana Acadêmica.

Com o objetivo de aproximar a comunidade externa da universidade, o evento recebeu turmas do ensino médio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), do segundo ano pela manhã e do terceiro ano no turno da tarde, fortalecendo o vínculo entre a educação básica e o ensino superior.

   

Por: Caio Marcos

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Estudantes do ProfiTec apresentam trabalhos no XXXVII SEMIC

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) iniciou, ontem (10), a Semana Acadêmica 2025, com o tema “Economia sustentável diante das mudanças climáticas”. O evento, que segue até sexta-feira (14), acontece no Campus Paulo VI, em São Luís, e de forma simultânea nas unidades da instituição em Bacabal, Caxias e Balsas, e ainda no formato híbrido, com transmissão para todos os campi.

Durante o XXXVII Seminário de Iniciação Científica, que também compõe a Semana Acadêmica, dois estudantes do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) apresentaram seus trabalhos.

O estudante Henrique Barros de Araújo, do Curso Superior de Tecnologia em Logística, do Campus Timon, apresentou o estudo “Gestão e gerenciamento de resíduos em pequenas indústrias do estado do Maranhão”, sob orientação da professora Rossane Cardoso.

Já o aluno Higo Nunes da Silva, do Curso de Redes de Computadores, do Campus Coroatá, fez a apresentação do trabalho “Explorando controle e automação com Arduino e Tinkercad: uma abordagem interativa no ensino de engenharia de computação”, orientado pelo professor José Pinheiro de Moura.

Ambos viajaram de seus respectivos campi para São Luís a fim de participar presencialmente da Semana Acadêmica, representando o ProfiTec.

O reitor da Uema, Walter Canales, o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas e vice-coordenador do ProfiTec, Fernando Lima, o coordenador do curso de Logística, Moisés Rocha, além dos professores orientadores dos trabalhos, Rossane Cardoso e José Pinheiro; compareceram ao evento para conferir as apresentações.

Em depoimento, o estudante Henrique Barros destacou a importância da experiência para sua formação acadêmica e profissional. “Esta apresentação proporciona, na minha vida, mais um meio de conhecimento, porque logo estaremos apresentando o TCC, que é a finalização do nosso curso. Então, aqui já é uma preparação para isso. O Programa ProfiTec vem contribuindo bastante para o meu crescimento e para minha inserção no mercado de trabalho, por meio dos conhecimentos adquiridos na Uema, com os professores, principalmente com a professora Rossane, que me convidou para participar deste projeto. É de grande importância um projeto dessa dimensão na vida dos acadêmicos”, afirmou.

Para o coordenador geral Lúcio Campos, a presença dos estudantes na Semana Acadêmica reforça o compromisso do programa com a formação científica e tecnológica. “Ver nossos alunos apresentando pesquisas em um evento da dimensão da Semana Acadêmica da Uema é motivo de grande orgulho. É bom lembrar que, no ProfiTec, as aulas acontecem só nos fins de semana, mas não impede que os alunos também se envolvam com a pesquisa e a extensão. Então, eu espero que nas próximas edições nós tenhamos mais alunos do Profitec nesse evento belíssimo, desenvolvendo pesquisa e contribuindo com a ciência do Maranhão”, disse.

Por Débora Souza

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Estudantes da Licenciatura em Educação Quilombola da Uema apresentam pesquisas sobre comunidades quilombolas no 37º SEMIC

Estudantes da Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ), do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROETNOS) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), apresentam pesquisas no 37º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), realizado pela Uema entre os dias 10 e 11 de novembro.

As apresentações ocorreram na área de vivência do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), no Campus Paulo VI, em São Luís.

As discentes Érica Raquel, Keila Câmara e Samyra Santos, do oitavo período da LIEQ (Campus São Bento), apresentaram suas pesquisas de iniciação científica.

O trabalho de Érica Raquel tem como foco a análise da produção bibliográfica e do estado da arte dos estudos sobre comunidades quilombolas entre os anos de 2014 e 2024, com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas públicas que garantam dignidade, reconhecimento e justiça social às populações quilombolas.

Já as pesquisas de Keila Câmara e Samyra Santos voltam-se ao estudo da realidade educacional das comunidades quilombolas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais da Educação Escolar Quilombola. Keila desenvolve seu trabalho na comunidade quilombola Aguiar, no município de Viana, enquanto Samyra investiga o território quilombola Picadas, em Cajapió.

Ambas realizaram levantamento bibliográfico e teórico, pesquisas de campo e entrevistas com lideranças e membros das comunidades, buscando compreender os desafios, avanços e perspectivas da implementação das DCNs nesses contextos.

As pesquisas reforçam o papel da LIEQ como espaço de produção de conhecimento comprometido com as realidades e demandas dos povos quilombolas, contribuindo para a construção de uma educação antirracista, contextualizada e emancipatória.

Por: Ascom/Uema, com informações do PROETNOS



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