Uema discute os desafios da pós-graduação em seminário do Proqualit


Por em 12 de novembro de 2025



                                                        

instagram: @uema.ppg

Visando promover a consolidação e expansão dos programas de pós-graduação “stricto sensu”, com vistas a elevá-los a nível nacional e internacional, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da PPG, realiza, hoje (12), no auditório do Uemanet – Campus Paulo VI -, o VIII Seminário do Proqualit.

Após a solenidade de abertura, o coordenador geral de Fomento e Ações Estratégicas da Capes, pesquisador Julio César Piffero, em sua palestra, discorreu sobre os desafios enfrentados pela Capes no contexto da pós-graduação no país, com foco nos programas estratégicos, especialmente no âmbito das regiões Norte, Nordeste e Amazônia Legal.

                                                        

O evento, que conta com a participação de alunos, professores, coordenadores de programas de pós-graduação, gestores e convidados, aborda temas como a criação de novos cursos, a gestão acadêmica e o aprimoramento da excelência científica, bem como o fortalecimento das discussões sobre a consolidação e expansão da pós-graduação na instituição, enfatizando o planejamento estratégico, o fomento à pesquisa e ações de qualificação apoiadas por agências como Fapema, CNPQ e Capes.

Conforme explica o vice-reitor, professor Paulo Catunda, a universidade convidou o consultor da Capes, Julio César Piffero, para falar aos coordenadores dos programas de pós-graduação da universidade sobre as diretrizes e critérios da agência, “oferecendo a estes atores a possibilidades de ficarem mais inteirados para aplicarem essas regras na Uema, melhorando os programas para que tenham notas cada vez mais altas”, esclarece o professor.

                                                        

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, declarou que a oitava edição do Proqualit, está sendo realizada com um importante propósito, que é o de prestar contas sobre o programa, tendo em vista ser o mais importante da PPG, porque, segundo ele, desenvolve um conjunto de ações que tem dinamizado a pós-graduação da Uema nos últimos anos.

                                                        

Já o coordenador do Proqualit, professor Caio Mendes, aponta o semanário como um evento de suma importância para a pós-graduação na universidade. “As discussões objetivam a troca de ideias entre os coordenadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. Neste seminário, vamos falar sobre a expansão e a consolidação desses programas. Nos últimos três anos, presenciamos um avanço muito grande no número de cursos criados e implantados (11), sem perder de vista o planejamento”, observa Caio.

                                                        

O Proqualit foi criado em setembro de 2015 na Uema e, um dos pontos centrais do programa, é a articulação de ações de apoio, acompanhamento e avaliação, tendo em vista a consolidação da pós-graduação “stricto sensu na instituição. O Proqualit desempenha um importante papel na universidade, como instrumento de integração das políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento da pós-graduação.

 Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho



Últimas Postagens