Uema realiza Seminário Renoen para alunos do doutorado em Matemática


Por em 11 de setembro de 2025



                                                       

instagram: @uema.ppg

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Renoen-Uema), fez na manhã desta quinta-feira (11), no auditório do Uemanet, Campus Paulo VI, a abertura do Seminário Interno Renoen, com o tema central “Ensino de Ciências e Matemática: histórias, desafios e perspectivas”, com a presença do reitor Walter Canales, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche, da coordenadora do seminário, professora Waléria Soares e dos professores, Jackson Ronne e Edvan Moreira.

O evento iniciou com o “Relato Renoen Uema: caminhos percorridos”, proferido pela professora Waléria, e continua amanhã (12), direcionado à segunda turma do doutorado Renoen em Matemática, com a participação dos professores do curso, alunos da graduação em Matemática e de convidados das universidades Federal do Maranhão (Ufma), Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e Universidade Integrada do Alto Uruguaia e das Missões (URI).

                                                        

O professor Walter destaca o seminário como um instrumento de avanço na qualidade do ensino da pós-graduação da Uema, que possibilita aos alunos experiências extraordinárias em sua área de atuação. “Estamos aqui para demonstrar o apoio da Reitoria às iniciativas ligadas à pós-graduação, tão importante não só para a Uema, mas também para todo o Estado. Todas as iniciativas – continua o reitor -, em relação aos doutorados são necessárias para tirar o Maranhão da condição de Estado com o menor percentual de doutores por 100 mil habitantes do Brasil”.

Ainda hoje, acontecerão as seguintes palestras “Metodologias investigativas de ação para as ciências do impreciso”, com o professor Iran Abre (UFPA); “Professores que ensinam Matemática no Brasil: um panorama”, com Carlos André Bogéa (Uema); e “Ensino de Matemática inclusiva”, com a professora Kayla Rocha Braga (Ufma).

                                                        

Para amanhã, estão confirmadas as palestras e mesa redonda “Projetos que inspiram: caminhos para inovar o ensino de Ciências e Matemática”, com a professora Rosângela Prestes (URI); “Saberes da tradição e sua integração no ensino”, com o professor Carlos Aldemir Farias (UFPA); “Inovação tecnológica e as ações da Marandu” [mesa redonda], com os professores Roberto Serra e Lígia Tchaicka (Uema); “Decolonialidade e educação Matemática: insurgências epistemológicas e justiça cognitiva na formação docente”, com o professor Raimundo Castro (Ifma); e “Etomatemática e educação quilombola: aproximações iniciais no contexto maranhense” , com o professor Antonio José da Silva (Ufma).

Segundo o pró-reitor Marcelo Cheche, este seminário é mais um momento de integração entre os alunos do doutorado, alunos da graduação e dos pesquisadores que compõem a Reanoen, assim como, com os professores convidados para o evento, tanto da Universidade Federal do Pará, da Federal do Maranhão e da Federal do Rio Grande do Sul. “É mais uma ação estratégica do programa no momento da sua consolidação com o bom andamento da segunda turma”, disse.

                                                        

A professora Waléria explica que todo ano cada polo realiza seu seminário interno, onde troca-se experiências com pesquisadores de outras regiões. “Este é o nosso segundo seminário, e, nesses dois dias, vamos discutir quais são as perspectivas para o ensino de ciências e matemática atualmente no Brasil. Isso significa uma importante troca de experiência com pesquisadores, além de buscar compeender como andam as principais pesquisas sobre este tema no país”, destaca Waléria.

A Rede Nordeste de Ensino (Renoen) é um programa de pós-graduação em rede, com foco no doutorado em ensino nas áreas de ciências e matemática, visando enriquecer a formação de professores e pesquisadores na região Nordeste do Brasil.

                                                        

O programa busca desenvolver práticas pedagógicas, avaliar metodologias e materiais didáticos, e fomentar o pensamento crítico para a transformação social e a redução de iniquidades na educação.

É um programa associativo que envolve diversas instituições, como a Uema, UFS, Ufal, UFRPE, UFC, Uesb, UEPB, IFCE e IFRN.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael carvalho



Últimas Postagens