PPG realiza reunião de boas-vindas para bolsistas e voluntários dos programas PIBIC/PIVIC e PIBITI/PIVITI – Cota 2025-2026
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em 18 de setembro de 2025
instagram: @uema.ppg
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Coordenação de Pesquisa, realizou a reunião de boas-vindas e orientações para os participantes dos programas PIBIC/PIVIC e PIBITI/PIVITI – Cota 2025-2026. O encontro, que aconteceu dia 17 de setembro, reuniu orientadores, bolsistas e voluntários.
Nesta edição, são 630 bolsas, sendo 361 professores orientadores. 293 projetos contam com financiamento pelo Programa Mais Pesquisa, que pela primeira vez integra os recursos de apoio à pesquisa.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, destacou a importância do ciclo 2025-2026. “Esta reunião é uma oportunidade de acolher os novos bolsistas e voluntários e de apresentar as diretrizes da cota 2025-2026. Este é um ciclo histórico, com número recorde de bolsas e professores participantes. Pela primeira vez, todos os centros e campi da universidade tiveram docentes contemplados, e também é o primeiro ciclo que recebe suporte de recursos de pesquisa por intermédio do Programa Mais Pesquisa. Nosso objetivo é fortalecer a cultura científica na Uema, incentivando a produção de conhecimento e a formação de novos pesquisadores, fundamentais para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil”, disse ele.
A Coordenadora de Pesquisa, Viviane Correa Silva Coimbra, enfatizou o caráter integrador do encontro. “Queremos que os bolsistas e voluntários entendam que fazem parte de uma rede colaborativa e estratégica para a universidade. Este é um momento para esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e fortalecer o compromisso com a pesquisa científica e tecnológica que transforma realidades”, pontuou.
O encontro marcou o início das atividades da cota 2025-2026, promovendo orientações sobre procedimentos, prazos e metas, além de favorecer a interação entre os participantes dos programas.
Por: Paula Lima