Pesquisador do PPGBAS Campus Caxias é premiado pela Sociedade Brasileira de Parasitologia
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em 30 de setembro de 2025
Trabalho sobre taxonomia e diversidade de flebotomíneos em áreas endêmicas de leishmaniose no Maranhão recebeu menção honrosa em premiação nacional
O pesquisador Judson Chaves Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Caxias, foi premiado pela Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP). O trabalho recebeu menção honrosa na modalidade dissertação, no eixo Entomologia e Malacologia, durante o IV Prêmio de Dissertação e Tese da SBP, realizado no dia 17 de setembro.
A dissertação, intitulada “Taxonomia e Diversidade de Flebotomíneos (Diptera, Psychodidae) em Áreas Endêmicas para Leishmanioses das Regiões Leste e Oeste do Estado do Maranhão, Brasil”, foi orientada pela Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, diretora do Campus Caxias, e coorientada pela Profa. Dra. Eunice Aparecida Bianchi Galati.
Durante o mestrado, o pesquisador analisou a diversidade de flebotomíneos, insetos transmissores da leishmaniose, em áreas endêmicas do Maranhão. O estudo resultou na coleta de mais de 2.000 espécimes, distribuídos em 38 espécies e 12 gêneros, apontando maior abundância de indivíduos na região Leste e maior riqueza de espécies na região Oeste.
A pesquisa também apresentou análise molecular, revelando fontes alimentares humanas e de animais silvestres, além da presença de DNA de Leishmania infantum em espécies vetoras como Psychodopygus davisi e Nyssomyia antunesi. Outro destaque foi a descrição de uma nova espécie do gênero Trichophoromyia, inédita para a ciência, resultado da combinação entre morfologia e DNA barcoding.
Em sua fala, Judson destacou a importância do reconhecimento: “Receber este prêmio de abrangência nacional promovido pela SBP é uma grande honra e reforça a relevância das pesquisas sobre vetores de leishmaniose no Maranhão. Compartilho essa conquista com todos que contribuíram para a realização desse trabalho”, afirmou.
A Diretora do Campus Caxias, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, e a Assessora da Direção, Profa. Maria de Fátima Alencar Rios, parabenizaram o pesquisador pela conquista.
O estudo contribui para o avanço da ciência da biodiversidade, fortalece a vigilância entomológica e auxilia nas estratégias de combate às doenças tropicais negligenciadas, como a leishmaniose, que ainda afeta milhares de pessoas no Brasil.
Informações Campus Caxias