Doutorando da RENOEN/UEMA realiza doutorado sanduíche em Portugal e fortalece cooperação internacional
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em 9 de setembro de 2025
instagram: @uema.ppg
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino – Polo Uema, vinculado à Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), celebra mais uma conquista em sua trajetória de internacionalização. O doutorando Rafael Mattos, da primeira turma do Programa, encontra-se atualmente em doutorado sanduíche no Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), por meio de edital da CAPES.
A experiência ocorre no Sci&Math Creative Lab da Escola Superior de Educação, espaço de pesquisa voltado para ambientes educativos inovadores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como co-teaching, inquiry, interdisciplinaridade, modelo de ensino 7E, programação, robótica e STEM.
A pesquisa de Rafael investiga a abordagem STEAM e a aprendizagem criativa no contexto de uma escola pública dos anos iniciais no Maranhão, estabelecendo um diálogo entre práticas locais e experiências internacionais.
Para a orientadora do doutorando na Uema, Profa. Dra. Ana Lucia Cunha Duarte, a participação em programas de internacionalização representa um marco na formação de pesquisadores. “Um doutorando que participa desse tipo de Programa possibilita promoção de parcerias entre instituições internacionais, de diferentes países e com diferentes estágios de internacionalização, visando à cooperação internacional e o processo mútuo de ensino e aprendizagem. Isso só engrandece o seu processo de formação de pesquisador. Além disso, promove oportunidades de experiência internacional, contribuindo para a formação profissional e para o aumento da cooperação no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação, nos cenários nacional e internacional. A Uema ganha muito ao proporcionar essas vivências aos seus doutorandos”, disse ela.
Na perspectiva da orientadora em Portugal, Profa. Dra. Marisa Correia, a iniciativa reforça a integração científica entre Brasil e Portugal. “A integração do doutorando Rafael Mattos no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) constitui uma oportunidade de reforço da cooperação científica internacional. Ao desenvolver sua investigação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e no Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), estabelece-se uma ponte entre investigadores, instituições e contextos educativos distintos. Este tipo de iniciativa contribui não apenas para a qualificação de jovens investigadores, mas também para o fortalecimento das redes de investigação e para a consolidação da internacionalização das nossas instituições”, destacou.
Para Rafael, a experiência tem sido transformadora, tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal. “O doutorado sanduíche, alcançado por meio do edital da CAPES em parceria com a UEMA, tem sido uma experiência única e enriquecedora. É uma oportunidade que eu jamais teria condições de custear por conta própria. Poder imergir no Sci&Math Creative Lab da Escola Superior de Educação do Santarém Polytechnic University tem sido extremamente proveitoso, pois consigo articular, na prática e na teoria, meu objeto de estudo: a abordagem STEAM, ainda pouco explorada no Brasil, sobretudo no contexto das escolas públicas do Maranhão”, pontuou.
Ele ressalta ainda que o intercâmbio amplia sua formação como pesquisador: “Além das aulas e do estágio doutoral em docência, estou vivenciando um intercâmbio cultural riquíssimo, que certamente contribuirá de forma significativa para a solidificação do Doutorado em Ensino da UEMA/RENoEN e para minha formação profissional enquanto pesquisador e docente”.
Nesta semana, Rafael participa também de eventos internacionais de destaque: “Estarei envolvido no XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC) e no VII International Seminar of Science Education (ISSE), apresentando um recorte de um projeto de extensão submetido por mim enquanto professor substituto do Departamento de Educação da Uema e alinhado à minha tese de doutorado. O estudo, intitulado ‘Formação de Professores e Inovação Curricular em Ciências: a abordagem STEAM em uma escola pública bilíngue’, foi construído em equipe, com a orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte, a colaboração de extensionistas e alunas da Pedagogia, de uma pedagoga egressa da Uema e das minhas coorientadoras em Portugal”.
A trajetória do doutorando Rafael Mattos reforça a relevância da internacionalização como caminho de formação científica, inovação curricular e integração cultural, consolidando o papel da Uema e da Rede Nordeste de Ensino na construção de uma pesquisa em diálogo com o mundo.
Por: Paula Lima