Uema realiza acolhimento para alunos estrangeiros da pós-graduação stricto sensu


Por em 14 de julho de 2025



instagram: @uema.ppg

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, promoveu um evento de acolhimento para alunos estrangeiros dos programas de pós-graduação stricto sensu, fortalecendo sua política de internacionalização e integração acadêmica.

Participaram do encontro estudantes oriundos de Angola e Moçambique, que integram diferentes programas de mestrado e doutorado da instituição. São eles: Lino Viegas e Francisco José Toalha (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT); Gervásio Correia (Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias – PPGCIAG); Antonio Pedro Fernandes (Programa de Pós-graduação em História – PPGHIST); e Kinkani Michel (Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA).

Os alunos foram recebidos em um momento de boas-vindas e orientações gerais, com a presença do reitor, pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação (PPG), Superintendência de Relações Internacionais (SRI), coordenações dos programas.

O Reitor Walter Canales destacou a importância do encontro e o avanço das ações internacionais. “A Uema tem se dedicado com seriedade a ampliar parcerias, atrair estudantes estrangeiros e promover uma formação acadêmica de excelência. A internacionalização avançou muito nos últimos anos e este acolhimento é parte desse esforço. Queremos que todos se sintam bem recebidos e contem conosco para esta nova etapa de suas trajetórias”, disse ele.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, também ressaltou o significado estratégico dessas ações. “A internacionalização fortalece a qualidade dos nossos programas, fomenta novas pesquisas e amplia redes de cooperação. Este acolhimento demonstra o compromisso da Uema em garantir que esses alunos tenham uma experiência acadêmica completa e acolhedora. Estamos sempre à disposição para orientá-los”, destacou.

A Coordenadora de Pós-graduação, Nancyleni Pinto, reforçou o impacto positivo para todos os envolvidos. “Além de enriquecer nossos cursos, a presença de alunos estrangeiros amplia horizontes culturais, acadêmicos e humanos. É uma oportunidade de aprendizado para toda a comunidade”, frisou.


A Superintendência de Relações Internacionais (SRI) tem desempenhado papel fundamental na articulação de parcerias e na organização de processos para recebimento dos alunos. A Chefe da Divisão de Mobilidade Internacional, Stefanie Zerba Monteiro, ressaltou que “trabalhamos para garantir que a chegada dos estudantes internacionais seja bem estruturada. Nosso objetivo é que se sintam parte da Uema desde o primeiro dia, para que possam desenvolver seus projetos com tranquilidade e qualidade”.

O aluno Gervásio, doutorando em Ciências Agrárias, vindo de Moçambique, agradeceu o acolhimento. “É um momento importante para nós que estamos longe de casa. Fomos muito bem recebidos e já percebemos o compromisso da universidade em nos apoiar. Além disso, essa parceria entre a Uema e o governos estrangeiros são fundamentais, pois ajudam a consolidar a cooperação e o aprofundamento das relações entre os povos, além de contribuírem para a capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento socioeconômico dos países”, ressaltou.

O evento demonstra a integração cultural e a expansão das fronteiras do conhecimento por meio de ações internacionais cada vez mais consolidadas.




Por: Paula Lima

Fotos: Anne Cascaes 



Últimas Postagens