Pesquisa da Uema integra publicação internacional sobre uso da terra e desenvolvimento rural sustentável


Por em 30 de julho de 2025



instagram: @uema.ppg

Um estudo desenvolvido por pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão ganhou destaque internacional ao integrar o livro Agricultural Land Use Structural Transformations, Environment Challenges, Planning and Policy, publicado pela editora Routledge e editado por Jerzy Bański, professor de Geografia Humana do Instituto de Geografia e Organização Espacial da Academia Polonesa de Ciências (IGSO PAS).

O capítulo intitulado “Development policy and its influence on land use: a study of institutional markets in Maranhão, Brazil (Política de desenvolvimento e sua influência no uso da terra: um estudo dos mercados institucionais no Maranhão, Brasil)” tem a autoria do Prof. Dr. Uelson Serra Garcia, docente do Departamento de Economia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Uema. Assinam também os professores Jefferson Andronio Ramundo Staduto, Laudelina Alves Ribeiro e Ana Cecília Kreter.

A pesquisa analisa a política pública de desenvolvimento rural no estado do Maranhão, com foco especial no papel dos mercados institucionais na transformação do uso da terra em áreas com baixos índices de desenvolvimento humano.

O estudo parte da realidade dos municípios atendidos pelo Programa Mais IDH, política pública voltada à melhoria das condições sociais e econômicas dos municípios maranhenses com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Essas localidades, majoritariamente rurais, são marcadas pela predominância da agricultura familiar e de práticas tradicionais. Um dos eixos do programa é justamente o incentivo à produção agrícola sustentável, promovendo a adoção de técnicas e práticas que conciliem produção e preservação ambiental.

O capítulo propõe um índice de desenvolvimento rural sustentável e avalia como os mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), podem atuar como ferramentas de estímulo à transição agroecológica e à sustentabilidade no campo. A pesquisa mostra que tais instrumentos têm potencial de promover mudanças reais no uso da terra, gerando impacto direto na qualidade de vida da população rural.

“A inclusão deste capítulo em uma coletânea internacional de referência, que reúne estudos de diversos países e continentes – como Polônia, Índia, Estados Unidos, China, África do Sul e Brasil – representa uma conquista relevante para a Uema. É a única contribuição brasileira na obra, fruto da colaboração entre uma universidade alemã e duas brasileiras, entre elas a Uema, o que confere ainda mais visibilidade à produção científica realizada no Maranhão”, disse o Prof.Uelson.

Mais do que uma conquista acadêmica, o estudo reafirma o papel estratégico da universidade na formulação de soluções para os desafios do desenvolvimento rural, da sustentabilidade ambiental e da superação das desigualdades sociais.

Acesse a publicação AQUI 

Por: Paula Lima



Últimas Postagens