Planejamento estratégico e desafios da pesquisa pautam seminário do PPGE da Uema
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em 16 de junho de 2025
instagram: @uema.ppg
Na manhã desta segunda-feira (16), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu início ao Seminário Interno de Planejamento Estratégico e Autoavaliação. A abertura do evento aconteceu na sala de Metodologias Ativas do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), reunindo docentes e discentes, para dialogar sobre o presente e o futuro do programa.
A coordenadora do PPGE, professora Ana Patrícia Sá Martins Costa, destacou a proposta coletiva do encontro. “Realizamos esse seminário com o intuito de acolher ideias e princípios de modo colaborativo, recebendo também a contribuição da professora Emília Peixoto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), para refletir sobre o planejamento estratégico. Esse movimento é um incentivo que nossa universidade promove, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG)”, afirmou.
A programação da manhã contou com uma mesa-redonda sobre o tema “Pesquisa em Educação: desafios éticos e formativos”, além de duas palestras. A primeira, ministrada pela Dra. Emília Peixoto Vieira (UESC/BA), abordou os desafios na formação de professores-pesquisadores nos mestrados profissionais. Já a segunda palestra foi conduzida pela professora Dra. Francidalma Soares Sousa, presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UEMA), que falou sobre “O papel dos Comitês de Ética em Pesquisa”.
O seminário continua nesta terça-feira (17), com uma reunião que acontecerá durante toda a manhã. O objetivo é aprofundar os debates sobre as estratégias de fortalecimento do PPGE, avaliando sua trajetória e perspectivas futuras.
O evento destaca-se como um fórum relevante para a troca de experiências e saberes no campo da educação, promovendo o diálogo entre diferentes segmentos da comunidade acadêmica e incentivando uma reflexão crítica sobre as práticas educativas, políticas públicas e a produção científica no Brasil. Além disso, reafirma o compromisso da Uema com o aperfeiçoamento contínuo da pós-graduação e o impacto social do conhecimento produzido na instituição.
Por: Karla Almeida
Fotos: Luis Paulo