Oficina promovida por doutorandos da RENOEN/UEMA debate competências digitais e uso da IA na educação
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em 26 de junho de 2025
Com o tema “As competências digitais e a utilização da Inteligência Artificial com fins pedagógicos”, doutorandos do Programa de Pós-graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEMA) realizaram, no dia 25 de junho, uma oficina extensionista voltada à construção de práticas educativas inovadoras com apoio das tecnologias digitais e da IA.
A ação foi proposta no âmbito da disciplina Tecnologias Aplicadas ao Ensino, sob a coordenação da Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro Souza Serra, e teve como principal objetivo proporcionar um espaço formativo no qual os participantes pudessem refletir e experimentar estratégias didáticas que envolvem o uso ético, crítico e criativo da inteligência artificial no cotidiano escolar.
A atividade contou com ampla participação e envolveu dois momentos centrais: mesas temáticas e uma oficina prática. Na primeira parte, os participantes foram instigados a refletir sobre dois eixos: as competências digitais dos professores (Mesa 1) e a IA na educação (Mesa 2). Em seguida, foi promovida uma oficina prática com o uso de tablets e exploração de plataformas digitais como Padlet, Gamma, NotebookLM, Smallpdf, YouT, Google Drive, entre outras.
Os participantes foram desafiados a criar propostas pedagógicas utilizando essas ferramentas, incentivando o desenvolvimento de competências digitais e promovendo uma abordagem mais inclusiva e crítica da tecnologia na sala de aula.
Para a professora Ilka Serra, o protagonismo dos alunos do doutorado foi essencial para o sucesso da oficina. “Como professora responsável pela disciplina de Tecnologias para Educação no Ensino, considero de suma importância que os alunos do doutorado tenham desempenhado essa função de também docentes na formação de professores e alunos da educação básica. Destaco a relevância do tema, a responsabilidade no uso da IA e, principalmente, a necessidade de desenvolvermos competências digitais para a cidadania e as humanidades digitais. A turma se destacou pela organização, protagonismo e elaboração de todo o processo da formação realizada na tarde de ontem”, disse ela.
A atividade teve ainda a participação ativa dos discentes do doutorado: Profa. Ma. Jarlisse Nina Beserra da Silva; Prof. Me. Wellington Cantanhede dos Santos; Profa. Ma. Meyridianne Chrystina de Almeida; Profa. Ma. Sâmia Cristina Martins Silva; Profa. Ma. Renata Araújo Lemos; Prof. Me. Francisco das Chagas Soares; Prof. Me. Giuliano; Profa. Ma. Ivonete Rodrigues Lopes da Silva.
Por: Paula Lima