PPGBAS realiza exposição científica para estudantes do ensino fundamental


Por em 27 de maio de 2025



instagram: @uema.ppg

O Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS), realizou na tarde da última sexta-feira (23), uma exposição sobre peixes e morcegos na Unidade Integrada Escolar Dr. Achiles Cruz, com a participação de acadêmicos da pós-graduação e da graduação.

Coordenada pelo pesquisador sênior do PPGBAS, professor Fabiano Corrêa, a atividade teve como objetivo reforçar a importância da ciência e aproximá-la do ambiente escolar, promovendo a conscientização sobre a biodiversidade e conservação ambiental. 

Durante a ação, cinco turmas do 6º ao 9º ano participaram de palestras, jogos, pinturas e exposição de materiais biológicos. As atividades abordaram o papel ecológico dos peixes e dos morcegos, destacando a importância desses animais na manutenção dos ecossistemas aquáticos e na polinização.

A equipe foi formada pelo doutorando Cleison da Silva Costa (PPGBionorte/Uema), pelos mestrandos Jadson Dias Alexandre (PPGBAS) e Marxo Guimarães Morais (PPGCA/Uema), pelas mestrandas Emília Andressa Santos e Maria do Socorro da Costa Silva (PPGBAS). Também participaram as graduandas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Uema, Rita de Kassia Santiago e Flávia dos Santos Silva.

De acordo com o professor Fabiano, a ideia da exposição surgiu em conversas com o professor Jovanildo da Cruz Santana, da escola Dr. Achiles Cruz, ao identificarem a necessidade de transmitir informações acessíveis sobre peixes e morcegos. “A educação ambiental e científica, desde cedo, não apenas incentiva a preservação do meio ambiente, mas também pode inspirar nossas crianças a se tornarem grandes estudiosos”, afirmou.

O aluno Marcos Sousa Santos, do 9º ano, destacou a importância da atividade: “Achei muito interessante porque, além de apresentar um pouco mais sobre as espécies de morcegos e peixes, abordaram outros assuntos de forma bem clara. Por exemplo, eu só sabia que morcegos podiam transmitir raiva, achava que eram ruins. Com a apresentação, descobri que eles têm um papel importante na natureza”, disse.

Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Caxias



Últimas Postagens