Obras de professor da Uema revelam experiências e conceitos sobre pesquisa qualitativa no campo da Educação


Por em 13 de maio de 2025



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Dois novos livros lançados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) oferecem reflexões fundamentais para quem deseja compreender e praticar a pesquisa qualitativa na área educacional, tendo como organizador o Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva.

Intituladas “Conceitos em Pesquisa Qualitativa no Campo da Educação” e “Narrativas sobre Pesquisa Qualitativa no Campo da Educação”, as obras foram produzidas entre 2022 e 2025 a partir das aulas do componente curricular “Pesquisa em Educação”, com participação ativa de mestrandos, mestrandas e docentes da universidade.

A iniciativa surgiu dentro do Mestrado em Educação da Uema e partiu do desafio proposto aos estudantes da turma de 2022: pensar criticamente os métodos, as técnicas e as bases teórico-metodológicas da pesquisa qualitativa. Com organização editorial desenvolvida ao longo de dois anos, os livros reúnem contribuições de professores da Educação Básica que cursaram o mestrado, além de docentes do PPGE-UEMA.

O primeiro volume, “Conceitos em Pesquisa Qualitativa no Campo da Educação”, é fruto de um movimento coletivo de inquietação epistêmica. Guiada pelos princípios do diálogo e da participação, a obra busca atualizar e aprofundar temas que geram dúvidas frequentes na condução de investigações educacionais. O livro trata de conceitos fundamentais como metodologia, tema e problema de pesquisa, justificativa, cronograma, regras da ABNT, correção ortográfica, plágio acadêmico e o Produto Técnico Tecnológico. É uma contribuição que alia rigor conceitual à linguagem acessível, com objetivo de dialogar com estudantes e pesquisadores da graduação à pós-graduação.

Já o segundo volume, “Narrativas sobre Pesquisa Qualitativa no Campo da Educação”, valoriza a dimensão experiencial da pesquisa. Nele, os autores compartilham vivências, percepções e desafios enfrentados no processo investigativo. O livro mostra que a pesquisa qualitativa vai além de técnicas: ela rompe barreiras, conecta teoria e prática, e convida o pesquisador a enxergar sua própria atuação como parte viva do processo de produção de conhecimento. As narrativas revelam os afetos, as dúvidas e os espantos que permeiam o fazer científico na Educação.

Segundo o Prof. Dr. Jackson Ronie Sá, “as publicações foram pensadas para ter um alcance nacional, com apoio de uma editora que possui ampla circulação no Brasil. A meta é que os livros sirvam como material de apoio tanto no ensino superior quanto na Educação Básica, incentivando a reflexão e a prática crítica da pesquisa educacional”.

Ele, ainda, complementa: “Os impactos já são visíveis. Além de culminarem na formação de 40 novos mestres em Educação com sólida base teórica e metodológica, os livros reforçam a importância da escrita acadêmica no cotidiano da sala de aula. Cada coautor sai da experiência editorial mais preparado para orientar seus alunos na produção científica e na investigação das realidades educacionais”.

Por: Paula Lima



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