Aula Inaugural do Mestrado em Letras marca início de nova jornada acadêmica na Uema


Por em 14 de abril de 2025



instagram: @uema.ppg

Na última sexta-feira (11), foi realizada a Aula Inaugural do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no auditório do Uemanet. O evento, que marcou o início das atividades do programa, foi realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Uemanet, permitindo a participação de discentes, docentes e convidados tanto de forma presencial quanto remota.

A cerimônia contou com a presença de autoridades acadêmicas no dispositivo de honra, incluindo o reitor da Uema, Walter Canales; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, Henrique Borralho; o professor Caio Vinicius, coordenador do Programa de Qualidade Total dos Programas de Pós-Graduação (Proqualit – Uema); e o chefe do Departamento de Letras, Haroldo Bandeira.

Em seu discurso, o reitor Walter Canales destacou o compromisso da universidade com a formação de excelência e o apoio irrestrito aos mestrandos. “Os presentes podem sempre contar com a ajuda da universidade no que se refere, claro, a todos os aspectos da pós-graduação, e não mediremos esforços para que tenhamos sempre maior qualidade no ensino”, afirmou.

Durante a solenidade, o Pró-reitor Marcelo Cheche ressaltou a importância simbólica e institucional da Aula Inaugural como marco de consolidação do programa“Este momento representa o fortalecimento de uma política de pós-graduação comprometida com a interiorização do conhecimento, a valorização dos nossos docentes e a abertura de novas possibilidades para os nossos estudantes. É a celebração de uma conquista coletiva que projeta a Uema em um novo patamar acadêmico”, disse.

Já o Coordenador do Programa de Pós-graduação em LetrasHenrique Borralho, enfatizou o papel do mestrado na formação crítica e na produção de conhecimento comprometido com as realidades locais e globais“Estamos iniciando uma jornada que exige empenho e sensibilidade. O Mestrado em Letras da Uema nasce com a missão de contribuir para o avanço da pesquisa na área e para a transformação social por meio da linguagem, da literatura e da reflexão sobre a cultura”, destacou.

A transmissão pelo YouTube do Uemanet possibilitou que alunos e pesquisadores de outras regiões acompanhassem o evento, que ainda contou com a palestra “Entre línguas: Tradução e Literaturas do Sul”, ministrada pelos professores Dr. José Luís Jobim de Salles Fonseca e Dra. Bethania Mariani, da Universidade Federal Fluminense, reforçando o caráter inclusivo e acessível da pós-graduação na Uema.

Por: Caio Marcos

Fotos: Thiago Martins



Últimas Postagens