Egresso da Uema é aprovado em 1º lugar no Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UFPI
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em 6 de março de 2025
instagram: @uema.ppg
A trajetória acadêmica de Marcos Vinicios Alves de Sá, egresso do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), acaba de alcançar um novo capítulo. Ele foi aprovado, em 1º lugar, no Mestrado em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tendo como orientadora a Profa. Dra. Deuzuita dos Santos Freitas Viana.
A conquista veio com um misto de sentimentos. “Com grande honra e uma pitada de entusiasmo, posso afirmar que ser aprovado no mestrado, e ainda por cima em primeiro lugar, me trouxe uma alegria contagiante, uma sensação de realização e, claro, uma grande responsabilidade. Foi como se o universo tivesse conspirado a meu favor, depois de anos de dedicação e suor, culminando em um momento de glória (e, talvez, algumas noites sem dormir). O que posso dizer é que estou mais animado do que um estudante em frente à primeira aula de um novo semestre, pronto para enfrentar os desafios da pós-graduação com o coração cheio de gratidão e a mente repleta de curiosidade científica”, disse ele.
Marcos reconhece que sua base acadêmica sólida foi fundamental para essa aprovação. Ele destaca o papel da Uema como uma peça essencial nesse processo. “A Uema foi minha casa por muito tempo e é como se fosse um campo de treinamento onde aprendi a correr atrás dos meus objetivos, até que cheguei ao pódio da aprovação. Se fosse uma corrida, a Uema me deu os melhores tênis e a melhor pista para que eu pudesse alcançar essa conquista. Minha orientadora, a Profa. Dra. Deuzuita, teve uma grande parte nesse processo. Ela é uma orientadora muito dedicada e colaboradora”, destacou.
A aprovação de Marcos também enche de orgulho seus professores, como destaca sua orientadora, a professora Deuzuita: “É muito importante ver nossos egressos sendo aprovados em mestrados, principalmente em primeiro lugar. Isso valida nosso trabalho como professor e orientador e mostra o nível dos formandos da Uema no curso de Ciências Biológicas. Essa aprovação do Marcos mostra que nossos egressos estão prontos para prosseguir com sua formação na área acadêmica e para o mercado de trabalho”.
Ela, ainda, complementou: “Meus sentimentos são de orgulho e gratidão pela oportunidade de orientar um aluno dedicado, comprometido com sua formação, ensinável e que trabalha bem em equipe. O Marcos está sempre pronto a aprender e colaborar com os colegas nos seus projetos. É proativo e tem uma visão multidisciplinar. Tudo que faz é com zelo e maestria. Tenho certeza de que desenvolverá uma pesquisa diferenciada e relevante, como tudo o que faz”.
Marcos deixou um conselho para aqueles que sonham com a pós-graduação: “Persistam, sonhem grande e acreditem no seu potencial. O caminho não será fácil, mas cada desafio enfrentado ao longo da jornada é uma oportunidade de crescimento. Aproveitem todas as experiências acadêmicas, se cerquem de pessoas que os inspirem e nunca deixem de buscar o conhecimento. Lembrem-se de que a dedicação e o esforço, por mais que pareçam exigentes no momento, sempre serão recompensados”.
Por: Paula Lima