Programa de Pós-graduação em Educação discute desafios e perspectivas na educação superior durante III Seminário de Pesquisa
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em 12 de julho de 2024
instagram: @uema.ppg
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, deu início, nesta quinta (11), ao III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).
O evento reúne docentes, discentes e egressos em torno de temas centrais para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico.
“O seminário proporciona um espaço para a reflexão crítica e para a construção de novas perspectivas que possam orientar políticas públicas e práticas educativas mais eficazes”, disse o Pró-reitor da PPG, Marcelo Cheche.
A Coordenadora do PPGE, Ana Lúcia Duarte, destacou que “o Programa de Pós-graduação em Educação tem um impacto social para a educação do Maranhão. Nós sabemos que os indicadores educacionais do estado são baixos, precisamos aumentar esses números. Nosso foco é a educação básica e estamos nessa luta pela melhoria dos indicadores educacionais do Estado. Estamos felizes com o sucesso do nosso mestrado e temos a expectativa de expansão”.
A Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Regina Célia de Castro, ressaltou que a Universidade forma professores há mais de 30 anos. “Então, é muito justo que tenhamos a pós-graduação nessa área. Quando visitamos os campi e polos, que ofertam os cursos de formação de professores, vemos a demanda para essa área de pós-graduação. Então, isso vem a corroborar esse nosso papel que temos exercido no estado do Maranhão. Eu desejo um bom evento, que vocês aproveitem e que continuem consolidando essa formação na área de educação e especificamente na formação de professores, que é o nosso grande desafio”, frisou.
A Secretária Adjunta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secti, Hermeneilce Wasti Cunha, desejou que “o seminário seja um marco de inspiração e de construção coletiva de saberes, e que possamos sair daqui mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no campo da educação superior”.
A programação de abertura contou com a palestra “Produção acadêmica e produtos técnicos tecnológicos (PTT) dos docentes, discentes e egressos”, ministrada pelo Prof. Dr. José Vieira, da Universidade de Brasília (UNB), que discutiu a importância da integração entre pesquisa acadêmica e inovação tecnológica no contexto educacional.
Na ocasião, houve o lançamento do Dossiê “Dilemas e perspectivas da avaliação da educação e regulação da educação superior: histórico e Conselhos Estatais”, da Revista Cadernos de Pesquisa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E, também, do Dossiê “Gestão acadêmica e avaliação da educação superior: políticas públicas e práticas educativas”, da Revista Pesquisa em Foco, da Uema.
Encerrando o evento tem a mesa redonda intitulada “Avaliação e Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-graduação”, com a Profa. Dra. Giselle Cristina Martins Real, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Coordenadora Adjunta da Área de Educação da CAPES.
Por: Paula Lima